Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Comunidade Martim Lutero de Coqueiros do Sul celebra o Tríduo Pascal

Paróquia do Planalto Médio

02/04/2013

2 Sexta Feira Santa 4
2 Sexta Feira Santa 5
1 Quinta Feira Santa 2
2 Sexta Feira Santa 2
1 Sexta Feira Santa 7
2 Sexta Feira Santa 6
1 Quinta Feira Santa 3
1 Quinta Feira Santa 4
1Quinta Feira Santa 1
1Quinta-Feira Santa
2 Sexta Feira Santa 1
2 Sexta Feira Santa 3
2 Sexta Feira Santa 5
3 Páscoa 9
3 Páscoa 1
3 Páscoa 2
3 Páscoa 3
3 Páscoa 4
3 Páscoa 5
3 Páscoa 6
3 Páscoa 7
3 Páscoa 8
3 Páscoa 9
3 Páscoa 10
1 | 1
Ampliar

A Semana Santa e Páscoa este ano, na Comunidade Martim Lutero em Coqueiros do Sul, foram marcadas de maneira especial pela celebração do Tríduo Pascal (três dias que envolvem os eventos da Páscoa). O Tríduo é uma celebração que está sendo resgatada e trazida cada vez mais para as comunidades. Trata-se de uma antiga tradição da igreja cristã. O Tríduo inicia na Quinta-feira da Paixão e estende-se até o Domingo de Páscoa (quanto, então, se completa o ciclo da história da paixão de Cristo). Na verdade, ao celebrarmos o Tríduo Pascal, celebramos, nestes três dias, toda a história da salvação.
O tema e lema do ano da IECLB (Ser, Participar, Testemunhar – Eu vivo comunidade; Eu sou o seu Deus, eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão) perpassaram todas as celebrações do Tríduo na Comunidade Martim Lutero. Na Quinta-feira da Paixão, recordamos a intensa convivência de Jesus com sua comunidade discipular em seus últimos momentos, sua entrega por nós, através do gesto do lava-pés e da última refeição com os discípulos.
A Sexta-feira da Paixão é o dia de relembrar o sofrimento e morte de Jesus na cruz. O Ofício das Trevas, como é chamada esta parte do Tríduo, é marcado especialmente por leituras bíblicas, oração de intercessão e a contemplação da cruz. Durante este momento, a comunidade foi convidada a acender uma vela aos pés da cruz, como sinal da entrega dos nossos fardos e pecados ao Cristo crucificado.
Na manhã do Domingo de Páscoa, a comunidade reuniu-se em frente ao templo, em torno de uma fogueira onde acendemos o círio pascal, vela que simboliza a luz do Cristo ressurreto. Entramos no templo em procissão, onde fomos surpreendidos pelo colorido de flores e balões, representando toda a alegria pela ressurreição de Jesus. Tivemos um momento para rememorar nosso Batismo e celebramos a Santa Ceia. O grupo de jovens e o culto infantil participaram da celebração, trazendo a sua mensagem de páscoa. Após o culto, a comunidade reuniu-se no pavilhão comunitário para um gostoso café da manhã.
Foi a primeira vez que a Comunidade Martim Lutero celebrou o Tríduo Pascal. O convite foi aberto a toda a Paróquia do Planalto Médio e participaram também pessoas de outras comunidades, como Fazenda Anonni, Vila Seca, Xadrez, Igrejinha e Serra do Pontão. As celebrações estiveram ao encargo da PPHMista Beatriz Haacke, com o auxílio dos estudantes de teologia Gislaini Rodrigues e Renato Endlich, que vieram de São Leopoldo (Faculdades EST) para passar a Páscoa em nossa comunidade. Além disso, os jovens da JECS – Juventude Evangélica de Coqueiros do Sul – participaram ativamente ajudando na preparação e decoração do templo, no lava-pés, nas leituras e demais detalhes que enriqueceram a celebração.
PPHM Beatriz Regina Haacke


Autor(a): Ministra Candidata Beatriz Haacke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
ID: 19962

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br