“Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: Tenham alegria!” (Filipenses 4.4)
No dia 24 de fevereiro encera a maior festa popular brasileira: O Carnaval. Apesar de todos os fatores negativos, que acompanham esta festa, é curioso como as pessoas se preparam para acompanhá-la, fazendo reservas financeiras durante todo o ano. É momento de alegria, de diversão! Muitos fazem novas amizades, conhecem pessoas de outros lugares. Nestes dias de festas muitos esquecem de antigas brigas, desavenças e problemas e voltam a serem amigos.
Nos perguntamos então: O que é que nos move para o ato do perdão, da reconciliação? É o carnaval, ou é a fé em Cristo? O que é duradouro e verdadeiro? A empolgação do carnaval, 2 ou 4 dias, ou a certeza da presença de Deus no nosso dia-a-dia, nos momentos tristes e alegres, de festa ou não??
>Um dia após o Carnaval é Quarta-feira de cinzas, nos despedimos de uma época de festa e agitação, ingressamos num tempo de reflexão, de oração, tempo de pensar na vida, no jeito em que estamos vivendo e como estão as nossas relações com Deus e com o nosso próximo, isto quer dizer que iniciou o tempo da Quaresma!
Conforme o texto de Paulo aos Filipenses, não é tempo de ficarmos quietos, deprimidos e emburrados pelos cantos. Tempo de reflexão, significa silenciar os nossos sentimentos de toda a maldade e egoísmo que possuímos dentro de nós. É tempo de bondade, de reconciliar-se com Deus, buscando a verdadeira comunhão com Ele e com o nosso próximo. Paulo nos aconselha a ficarmos alegres e que nossa alegria nasça em Cristo.
O tempo de Quaresma nos faz pensar na vida de Jesus e sobre o que ele fez por nós. Por isso, é tempo de nos aproximarmos mais de Deus e buscar Nele a verdadeira alegria. Que tenhamos a sabedoria de diferenciar a alegria passageira como a que o Carnaval nos oferece, da alegria plena e duradoura que vem de Deus.
Oração: Senhor misericordioso Deus, agradecemos por Tua ação em nossa vida. Auxilia-nos a valorizarmos Tua Palavra. Que neste tempo de Quaresma possamos silenciar e refletir sobre as nossas atitudes. Concede-nos a verdadeira alegria que somente de Ti podemos receber, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deisi Koch, teóloga, Victor Graeff/RS.