Vivemos num mundo cercado de insegurança e incertezas. Hoje tudo é relativo. Vivemos sobressaltados com tantas situações de conflitos ao nosso redor que já não conseguimos parar e relaxar. Vivemos correndo, desconfiados e com medo. Tudo isso é resultado de uma realidade onde a fé em Deus parece estar relegada a um segundo plano. A verdade é que a questão da segurança tem se agravada a cada dia que passa. Anos atrás tudo era mais sereno e tranquilo e andávamos nas ruas de nossas cidades e no campo a qualquer hora da noite sem nos preocuparmos. Hoje já não saímos de nossas casas e vivemos com as portas trancadas.
Anos atrás quando se andava à noite sozinho no escuro e se ouvia passos a gente “torcia” para que fosse alguma pessoa que estava vindo ao nosso encontro, porque poderia ser um “fantasma”. Hoje quando se ouve passos no escuro a gente “torce” para que seja fantasma, pois se for gente pode ser perigosa. É triste, mas temos mais medo de gente do que de fantasmas.
Assim vivemos neste mundo secularizado e materialista. Esta realidade está nos deixando neuróticos. Não temos segurança e nem certeza do que há de vir. Por isso a fé nos serve de amparo, pois nos impulsiona e nos faz andar mesmo sem saber o que nos reserva o próximo passo. A fé nos dá certeza diante das incertezas do mundo. Ela é a certeza de que não estamos sozinhos com nossas angústias e preocupações, pois nos lembra de que Deus está presente em nossa caminhada e, muitas vezes, nos carrega em seus braços.
A fé é a certeza de coisas que se esperam mesmo sem se ver. Não conseguimos ver o que está pela frente, por isso, permanecer firmes na fé em nosso Deus criador e mantenedor da vida é a melhor maneira de viver sem sobressaltos. Que Deus aumente nossa fé e que a fé nos ajude a ter certeza de que Deus está conosco. Amém.