No dia 13/05/2023, foi realizada a 39ª Assembleia Sinodal do Sínodo Planalto Rio-Grandense, na Comunidade de Cruz Alta.
A pregação foi conduzida pela Pastora Presidente Silvia Beatrice Genz uma retrospectiva histórica da nossa presença como cristãos luteranos em solo brasileiro nos últimos 200 anos enfatizando também o lema da IECLB pra este ano: Vocês são o sal da terra. Vocês são a luz do mundo. (Mateus 5.13-14)
Tivemos um quórum de 190 delegados representando Paróquias, Comunidades e Setores de Trabalho no Sínodo. Além disso, tivemos pessoas participando da Assembleia como visitantes.
Dentre os assuntos apresentados na Assembleia estavam: Apresentação da prestação de contas exercício 2022, Apresentação Previsão Orçamentária 2023, Relatórios das Paróquias e Setores, Apresentação dos temas destaques: Missão Criança e Culto Infantil, Apresentação e encaminhamentos de Moções.
A 40ª Assembleia Sinodal será realizada em 04/05/2024 e terá como sede a Paróquia de Quinze de Novembro.
Abaixo, segue a mensagem da 39ª Assembleia Sinodal:
MENSAGEM DA 39ª ASSEMBLEIA SINODAL
Aos 13 dias do mês de maio de 2023 o Sínodo Planalto Rio-Grandense, reuniu-se para a realização da 39º Assembleia Sinodal na cidade Capital do Trigo e terra de Érico Veríssimo, Cruz Alta/RS.
Logo cedo, as delegações foram calorosamente recebidas pela Comunidade local. O cuidado e o zelo foram claramente percebidos em cada detalhe.
Iniciamos com a saudação do Presidente da Assembleia Dirceu Odair Hoffstaedter, com o lema do ano: “Vocês são o sal da terra. Vocês são a luz do mundo.” (Mt 5.13-14).
Como membros de um mesmo corpo nada melhor do que celebrarmos Culto em nome do Trino Deus e assim louvarmos, orarmos e meditarmos na Palavra que nos une e alimenta. O Culto inicial foi ministrado por vários ministros(as) do Sínodo e a pregação foi conduzida pela Pastora Presidente Silvia Beatrice Genz, que fez uma retrospectiva histórica da nossa presença como cristãos luteranos em solo brasileiro nos últimos 200 anos enfatizando as mudanças e crescimento ocorrido desde a chegada dos imigrantes europeus em solo brasileiro. Salientou que em meio a alegrias e dificuldades, sempre devemos permanecer naquele que é nosso fundamento, Jesus Cristo, sem esquecermos de que somos chamados a ser sal e luz no mundo, ou seja, chamados a “dar sabor” e a resplandecer a luz de Cristo em nossa realidade. A presidente destacou que no trabalho comunitário todos e todas são importantes e podem fazer diferença de alguma forma.
Nos relatórios sinodais destacou-se a palavra recomeçar, levando em conta que muitos trabalhos ainda estão voltando a acontecer por conta da Pandemia do COVID-19, mas também ficou clara a vontade de caminhar e fortalecer.
Dentre os desafios Sinodais deu-se destaque ao Missão Criança e Culto Infantil, trabalhos que vêm trazendo importantes e significativos frutos para a missão e edificação do Reino de Deus. Nesse sentido entendemos que como Sínodo precisamos investir, tempo, talentos, dons e recursos nesses setores de trabalho.
Nos relatórios enviados à assembleia sinodal pelas Paróquias (conforme explicitado pela Pastora Sinodal Betina Schlittler Cavallin) destacou-se a importância de desacomodar e recomeçar, investir nos grupos, desafiar ao discipulado, ter encontros envolventes, despertar o olhar diaconal, exercitar o cuidado, dentre outros. Ainda neste momento enfatizou-se o sacerdócio geral de todos os crentes que consiste no envolvimento de diferentes pessoas/membros, com diferentes dons, na missão de Deus com vistas à edificação do corpo de Cristo. Por fim, falou-se sobre os grupos/setores existentes no contexto sinodal e seus desafios e iniciativas com vistas ao testemunho do amor de Cristo.
Na parte da tarde tivemos a apresentação e apreciação de algumas moções e, logo em seguida, o Presidente da Assembleia encerrou os trabalhos do dia. Assim sendo, conclamamos às comunidades para que continuem edificando sobre o fundamento que é Cristo e não deixem de ser sal e luz na igreja e na sociedade brasileira. Ali onde estamos reunidos, ali onde nos encontramos, trabalhamos, estudamos... e assim por diante. Que o Espírito Santo continue nos movendo, guiando e fortalecendo na fé, na esperança e no amor.
Comissão de Mensagem
Bruna Schneider Belard
Bárbara Taís Gutheil
Rodrigo Dreissig