Por falar em luz, você já reparou como há pessoas que têm medo da escuridão? Como se sobressai a insegurança diante da escuridão! Mas não há necessidade de se viver no escuro. Eu já caminhei no escuro. Já vivi longe de Jesus. Mas posso dizer uma coisa: não há nada mais bonito de que andar na Luz. Na Luz há segurança. Na Luz há vida. Desde que Deus me converteu, posso dizer: “Minha vida mudou!” Isso não quer dizer que fiquei rico ou que nunca mais tive enfermidade alguma. Também não quer dizer que não passei por dificuldades! Mas eu sei que em meio às dores e às lutas meu Deus nunca me abandonou e nunca me abandonará! Eu sei que deixando essa vida estarei para sempre com o Senhor. Não há necessidade de temer o amanhã. Deus está presente!
Não corra atrás do deus desse mundo achando que ele vai lhe dar tudo o que você necessita. Nas mãos do Deus verdadeiro está tudo aquilo que carecemos para ter uma vida digna. Lutero, explicando o primeiro mandamento, entende que Deus nos diz o seguinte: “... o que te falta em matéria de coisas boas, espera-o de mim e procura-o junto a mim, e se sofres desdita e angústia, arrasta-te para junto de mim e apega-te comigo. EU, eu te quero dar o suficiente e livrar-te de todo aperto. Tão-só não prendas a nenhum outro o coração, nem o deixes em outro descansar.” (*)
Deixe a Luz de Cristo brilhar na sua vida. Receba-O em seu coração. Coloque-O em primeiro lugar. Deixe que Ele seja seu Senhor e Salvador. Somente dessa forma sua vida será iluminada. Somente dessa forma você vai caminhar em segurança. Não deixe para amanhã. Hoje, agora, receba o Senhor Jesus. Receba Aquele que não lhe abandona em momento algum. Receba o único que pode lhe conduzir a vida eterna. Ele, e somente Ele, é o Caminho (João 14.6).
Pastor Telmo Noé Emerich
(*Explicação do primeiro mandamento em: Martinho Lutero, Os Catecismos, p.394. Ed. Concórdia e Ed. Sinodal. São Leopoldo. 1983)