2. NÃO BASTA SABER – É PRECISO CRER
Os discípulos sabiam que Jesus iria ressuscitar, mas duvidaram da ressurreição de Jesus. Também as mulheres que acompanharam Jesus em sua caminhada duvidaram, pois foram embalsamar um defunto. Tendo presenciado o horror da crucificação, esqueceram ou duvidaram da ressurreição. Os discípulos não acreditaram quando Maria Madalena e outros dois discípulos que iam para o campo lhes contaram da ressurreição (Mc 16.9-13). Num primeiro momento, não creram nem mesmo que seus próprios olhos estavam vendo Jesus ressurreto, acreditando se tratar de um espírito (Lc 24.37). Por isso, Jesus os repreende pela incredulidade e dúvida no coração (Mc 16.14; Lc 24.38). E diz: “Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” (Jo 20.29). Mais do que saber, é preciso crer que Jesus ressuscitou. As palavras e a pergunta de Jesus para Marta na ressurreição de Lázaro são também para nós hoje: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. CRÊS ISTO?”. Marta respondeu: “SIM, SENHOR”. (Jo 11.25-27). E nós, o que respondemos?
4. VIVER A PARTIR DA RESSURREIÇÃO
“Agora que a Páscoa passou, vou cuidar da minha vida”. Talvez muitos pensem assim. A comemoração da ressurreição de Jesus fica restrita a um momento no ano e depois a vida segue. Sabemos que tal forma de pensar e viver não é correta.
Crer na ressurreição de Jesus significa pautar toda a vida pelos valores que Ele nos ensinou e deixou: de paz (Jo 14.27; Mt 5.9) ), de amor (Mt 5.43-48; 22.34-40 ), de solidariedade (Mt 25.31-46; Lc 10.25-37), de serviço ao próximo (Mt 20.20-28; Jo13.1-17)
Crer na ressurreição significa viver a partir desta fé, colocando...
5. SINAIS DE PÁSCOA
• Onde uma pessoa renova sua confiança em outra pessoa e juntas constroem uma ponte para vencer o ódio e a inimizade, ali você encontra sinais de Páscoa.
• Onde uma pessoa não desiste no final, mas ousa recomeçar para superar a dor e o luto, ali você encontra sinais de Páscoa.
• Onde a pessoa não silencia na escuridão, mas cantarola a canção da esperança para vencer o silêncio mortal, ali você encontra sinais de Páscoa.
• Onde a injustiça é denunciada e a própria culpa assumida para vencer a omissão, ali você encontra sinais de Páscoa.
• Onde uma pessoa ousa falar a verdade para vencer a aparência e a mentira, ali você encontra sinais de Páscoa.
• Onde uma pessoa nada contra a correnteza e carrega os fardos de uma pessoa desconhecida para vencer necessidades e sofrimento, ali você encontra sinais de Páscoa.
• Onde alguém desperta e tira você da inércia e descobre com você um caminho novo para vencer grandes obstáculos, ali você encontra sinais de Páscoa.
Pastor Elton Pothin