Prezados irmãos,
Mais um ano se passou e Deus nos concedeu muito animo e firmeza no presbitério para a condução desta comunidade. Fomos desafiados a manter acesa nossa paixão na Missão de Deus. As mudanças aconteceram e sentimos que o amor de Cristo nos manteve unidos em todos os momentos, nos fez avançar por caminhos muitas vezes difíceis e desconhecidos, com o objetivo único de levar o Evangelho para além dos muros de nossa comunidade!
Em março de 2009 despedimo-nos do Pastor Telmo Noé Emerich que conosco trabalhou por quase seis anos. Começava uma nova fase no trabalho do presbitério na busca por um novo obreiro. Deus abençoou com carinho este trabalho, de forma que em fins de abril já havíamos nos decidido pela eleição do Pastor Elton Pothin e da Pastora voluntária Carin Inês Rahmeier, que assumiram os trabalhos na comunidade em agosto de 2009. Gostaria de deixar registrado aqui nosso agradecimento ao Pastor Sinodal Guilherme Lieven pela sua ajuda durante todo este processo.
Por outro lado durante a vacância pastoral de quase seis meses, nenhum trabalho até então desenvolvido na comunidade foi suspenso. Com dedicação as agendas dos cultos foram elaboradas de modo que todos os cultos, tanto no templo central, como nos pontos de pregação foram realizados. Contamos com a ajuda dos pastores de outras comunidades do Sínodo (Pastor Dorival Ristoff, Pastor Em. Armindo Muller, Pastor José Alencar Lulhier, Pastor Edélcio Tetzner, Pastor Zulmir Penno e Pastor Sinodal Guilherme Lieven) bem como de pregadores leigos (Walter Berner, Rodolpho Emmel, Marcos Carneiro, e Almiro Wilbert).
Os grupos de Estudos Bíblicos, OASE, Casais, Feliz Idade, Ação Social, Canto, GAM, Visitação, Culto Infantil, também mantiveram suas programações, o que permitiu que a comunidade trabalhasse a evangelização, a comunhão, a liturgia e a diaconia, pontos centrais do PAMI, Missão de Deus nossa Paixão. E sempre que necessário muitos integrantes destes grupos juntaram suas mãos para o trabalho em diversos eventos realizados na comunidade, como jantares dançantes, noite de sopas, festa de ação de graças, aniversário da comunidade e festa da primavera.
Mais uma vez destaco o trabalho das senhoras da OASE que foram incansáveis em todos os momentos que a comunidade precisava de qualquer tipo de ajuda, tanto financeira como nas atividades na cozinha, feiras de pratos e ações diaconais. Também os organizadores dos encontros da Feliz Idade surpreenderam na sua criatividade e o resultado foi uma freqüência crescente a cada encontro realizado. As crianças continuaram recebendo a atenção muito especial das orientadoras, que não deixaram passar em branco nenhuma data especial, e com carinho promoveram a já esperada Noite do Soninho.
No trabalho ecumênico mantivemos todas as atividades do ano anterior. Culto Ecumênico por ocasião do dia 29 de Junho; a Semana de Oração pela Unidade Cristã juntamente com a Igreja do Sagrado Coração e a participação, no Sábado Solidário, junto com o trabalho social da Catedral. Semanalmente foi publicado um artigo na Tribuna de Petrópolis o que tem ajudado de forma especial na divulgação da Igreja Luterana em Petrópolis.
As lideranças e muitos membros da comunidade se fizeram presentes em todas as atividades do Sínodo Sudeste e do Núcleo Rio de Janeiro, e sempre que possível foram organizadas caravanas para visitas a comunidades vizinhas, em especial no Dia da Igreja no Rio de Janeiro e na festa dos 100 anos da OASE de Juiz de Fora.
Continuamos a divulgação mais sistemática junto aos nossos membros para que todos assumam seu efetivo compromisso para com sua comunidade. Os resultados financeiros mostram que estamos no caminho certo, mas ainda necessitamos de quantias expressivas para realização das obras de recuperação física do patrimônio da comunidade. O cuidado com o patrimônio da comunidade despertou compromisso junto aos membros. Finalizamos as divisórias das salas do culto infantil nos fundos da igreja, reformamos as duas salas da secretaria, criamos um novo espaço para a Ação Social, trocamos o automóvel da comunidade, adquirimos um computador (notebook) para o Pastor Elton, e efetuamos a reforma do apartamento nos fundos da casa pastoral e de parte da lateral do templo, dentre outras tarefas de conservação nos prédios existentes. Mas quero destacar o trabalho excepcional dos irmãos do Rocio, que em mutirão e com ajuda financeira da comunidade para aquisição do material, reformaram seu espaço de culto tornado-o mais seguro e confortável para os trabalhos lá realizados. Foi com muita alegria e grande emoção que a comunidade participou, no dia 13 de setembro, do Culto de Dedicação, realizado pelo Pastor Elton juntamente com o Pastor Werner Brunken, que iniciou o trabalho no Rocio há 29 anos.
Em dezembro de 2009 recebemos autorização do IPHAN para realização das obras de recuperação da casa pastoral. Nesta casa, construída a partir de 1863 e tombada pelo patrimônio histórico, temos um excelente espaço que poderá abrigar a residência pastoral e também salas para atividades dos jovens e senhoras da comunidade, além de proporcionar um espaço de lazer e eventos. A recuperação da casa pastoral e também da área do salão social são prioritários em 2010, o que exigirá coragem e comprometimento de todos.
Desde agosto de 2009 contamos com o trabalho do Pastor Elton e da Pastora Carin, e com muita alegria verificamos um excelente entrosamento entre comunidade e obreiros. É um novo aprendizado, uma nova convivência através do qual Deus quer que utilizemos nossos dons para o trabalho em sua seara. Sabemos que temos muito trabalho pela frente em nossa cidade, nos bairros e distritos mais afastados, e que só as pessoas apaixonadas são capazes de enfrentar estes desafios, certas de que Deus abençoa todo o trabalho. Por isso devemos atender a sugestão da IECLB e do Sínodo Sudeste para a realização do Planejamento Estratégico da comunidade com vistas a melhor desenvolver todo o trabalho de forma planejada e auto sustentável.
Agradeço aos meus colegas do presbitério, aos Pastores Elton e Carin, e a todas as pessoas envolvidas nos diferentes departamentos pelas mãos que ajudaram em 2009 no trabalho desta comunidade. Muito obrigada!
(apresentado na Assembléia Geral Ordinária da Comunidade em 13 de março de 2010)
Waltraud Keuper Rodrigues Pereira – Presbítera- presidente