os barulhos do mundo
e a voz de Deus
Vivemos num mundo onde há muitas pessoas estressadas. Há muita agitação, muita correria, muitos barulhos... Não são sons. São barulhos. Os sons podem ser agradáveis, mas os barulhos incomodam. Os barulhos querem nos tirar a paz. Na verdade, dentre esses barulhos podemos identificar alguns famosos, como, por exemplo, o barulho dos meios de comunicação de massa; o barulho dos motores dos carros; o barulho das músicas paupérrimas em termos de melodia e letra...
Quanto barulho nós temos na nossa sociedade. Nos meios de comunicação de massa muitas vezes se ouve o barulho da imoralidade sexual, da banalização do sexo tão bonito criado por Deus. No trânsito se ouve o barulho da falta de paciência, da intolerância e quantas vezes da violência. Nas músicas pobres, se transmitem mensagens vazias e outras vezes de conteúdo tão baixo em termos de moral que nem mesmo as latas de lixo são capazes de aceitar... Quanto barulho religioso também permeia o nosso mundo. Onde saiu de moda o servir ao Senhor Jesus, mas entrou na moda o se servir dEle. Esses barulhos, inclusive o barulho religioso, cansam. Não trazem alívio, mas tormenta.
Olhemos para Jesus e aprendamos. Ele muitas vezes se retirava e ficava sozinho. Ele procurava contato íntimo com o Pai. Vejo aqui uma lição importante: Para ouvir a voz do Pai é necessário se afastar do barulho desse mundo. É necessário se retirar para o seu quarto ou para um lugar isolado e ouvir o que Deus tem para lhe dizer. E Deus fala ao nosso coração com a Sua Palavra quando nós a abrimos, lemos e meditamos sobre ela.
Jesus disse em vários momentos: Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. A impressão que se tem é que a grande maioria das pessoas não tem mais ouvido para ouvir o que Jesus tem para falar. As pessoas preferem ouvir os barulhos desse mundo e deixam de lado o convite de Jesus que diz: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.”(Mateus 11.28). Mas as poucas pessoas que ouvem a voz de Jesus não se cansam. A voz de Jesus refaz as forças. O convite de Jesus é para que deixemos de lado os barulhos desse mundo e ouçamos, em Cristo Jesus, a voz de Deus que nos chama para uma vida diferente e bonita. Deixemos os barulhos de lado e ouçamos a voz de Deus. Amém.
--------------------------------------------------------------------------------
Publicado no Jornal Tribuna de Petrópolis.