Essa, sem dúvida, é uma parte da nossa missão: a doação financeira. Mas será que termina por aí? Será que feito isto, posso ficar tranqüilo, descansando, vendo se as coisas andam na Comunidade? Ora, a doação é uma parte da missão. Mas existe uma doação que é muito preciosa também, que é a: doação do tempo! Hoje, uma das coisas mais difíceis é a questão da administração do tempo. A vida ficou muita atribulada com mil e uma coisas a serem feitas. E, dentro dessa loucura toda, quanto tempo nós separamos para a missão de Deus?
Aqui é uma questão de prioridades! Se tenho como prioridade a missão de Deus, então vou achar tempo na minha agenda diária. E o que posso fazer com esse tempo? Primeiro, posso e devo orar pela ação de Deus na Comunidade e através da Comunidade. Sem oração, a missão enfraquece. Devo orar pelas pessoas que estão envolvidas diretamente na missão de Deus e pedir que Deus envie também novos colaboradores. E, com isso, me coloco também nas mãos do Senhor e digo: “Estou aqui, Senhor. Me coloco em Suas Mãos. Capacita-me pela ação do Espírito Santo e me envia. Quero fazer parte da Tua missão nesse mundo. Em Nome de Jesus. Amém.”
Um segundo passo, é, com a direção de Deus, procurar a melhor forma de fazer missão. A missão pode estar bem na frente do seu nariz. Pode estar dentro da sua própria casa. Pode ser por ali mesmo que você deva começar. Separe tempo para conversar com a família. Com sabedoria, procure um espaço para falar de Deus, do amor de Jesus. Orando, o Espírito Santo vai lhe capacitar. Olhando para fora de casa, uma missão é distribuir folhetos evangelísticos! Uma outra, que pode ser um prolongamento desta, é o convite para as atividades da Comunidade. Pode entregar o nosso Informativo, Palavra em Ação também! Também é missão a visita que é feita! Missão também é se engajar num projeto de assistência social, pois também é missão o estender a mão. É claro, leve o pão material e procure levar junto o Pão da Vida, Jesus (João 6.51).
Um terceiro passo é procurar observar aonde você pode ser útil na Comunidade. Cada cristão evangélico de confissão luterana deveria usar um jaleco com os dizeres: Onde posso ajudar? E assim você vai caminhando! Se passo a passo você for se envolvendo, certamente, a paixão pela missão vai aumentando. Deus vai lhe abençoando. Deus vai lhe fortalecendo.
Pastor Telmo Noé Emerich