Dinheiro e a Bíblia
Como a Bíblia trata o dinheiro quando queremos ganhar, dar, poupar ou gastá-lo no nosso dia a dia?
As vezes achamos que o dinheiro é anátema (maldição) e que só deve ser tratado como algo sujo, imoral ou ilegal.
Mas lendo a Bíblia encontramos farto material sobre esse assunto. E como diz um texto do Jornal Evangélico (Jorev): “E a maneira como lidamos com o dinheiro mostra, no fundo, quem somos”.
Se entrássemos em alguns lares de nossa cidade, lares pobres ou ricos, com problemas, iríamos descobrir que boa parte das discussões que surgem naqueles lares tem a ver com finanças, dinheiro.
Em outra coluna do Jorev o Secretário Geral da IECLB menciona que: “as receitas da Igreja estão diminuindo”. Tal fato ocorre nas receitas da IECLB porque as comunidades também sofrem essa redução e, consequentemente, enviam um dízimo menor ao Sínodo e à IECLB.
Existem vários motivos para explicar essa redução das receitas, mas não podemos interromper os projetos assumidos em diversas àreas de nossa comunidade: investimentos em Missão, Curso para professores de escola dominical, curso de Organista e outros investimentos em Ação Social, essenciais aos membros carentes. Mas às vezes não contribuimos ou contribuimos com pouco não porque não temos emprego ou nossos negócios estão em crise.
A Bíblia fala mais sobre dinheiro do que sobre Céu ou Evangelismo. Mas mesmo tendo um trabalho, não temos receita excedente para contribuir com nossa comunidade, por ter um orçamento desequilibrado e uma vida cheia de dívidas. E creiam, isto acontece indiferentemente para os que ganham muito ou pouco.
Como a Bíblia pode nos ajudar a dar: Em primeiro lugar dê ou contribua com amor e alegria. João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito”. 1º Coríntios 13.3: “ E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres(...) se não tiver amor, nada disso me aproveitará.” II Coríntios 9.7: (...)porque Deus ama a quem dá com alegria”.
Qual a sua atitude com relação a dar? É fundamental o dar com a atitude correta.
Dar ou contribuir não deve ser uma barganha com Deus. Não damos para receber, mas acabamos recebendo. Examine IICoríntios 9. 6-11: “E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância ceifará.”
Dar como prioridade: Provérbios:” Honra o Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda”. Priorizar é colocar Cristo em primeiro lugar em tudo o que fazemos e assim derrotamos o desejo de gastar antes de dar.
PENSE NISSO.
Sobre contrair dívidas e gastos sem controle falaremos oportunamente.
Luiz Fernando Gornattes