Um dia desses estava conversando com uma pessoa que me disse mais ou menos o seguinte: “É só falar que tem bênçãos que o pessoal vai!” Quantas pessoas estão correndo de um lado para o outro atrás de bênçãos. Onde é prometido cura, lá estão as massas enfermas. Onde é prometida prosperidade, lá estão as massas atrás do vil metal, demonstrando toda a sua idolatria. Onde é prometida a resolução dos conflitos familiares, lá estão pessoas que têm a família esfacelada... Jesus, após ter multiplicado os pães e peixes, percebeu que a multidão vinha atrás dele por interesses e diz isso claramente (**João 6.26). Na seqüência dessa história, tendo Jesus proferido um discurso considerado duro pelos ouvintes, diz o texto bíblico que muitos discípulos O deixaram e não quiserem mais saber de andar com o Senhor (**João 6.66).
As massas correm atrás de Jesus por interesse, correm atrás de bênçãos, mas fogem do compromisso, fogem da cruz! Jesus diz que aqueles que O querem seguir devem pegar a sua cruz e ir atrás dEle (**Mateus 16.24). Cruz nunca foi sinônimo de vida fácil, de prosperidade e de resolução de todos os problemas. Cruz é sinônimo de compromisso com o Cristo vivo! É sinônimo de preço que se paga por seguir Àquele que morreu na cruz! O próprio Jesus diz que não é fácil segui-Lo. Diz que Ele mesmo não tem “onde reclinar a cabeça.” (** Mateus 8.20). Fala das dificuldades até mesmo em família para aqueles que O querem seguir (**Mateus 10.34-37). Mas, é claro, também fala das recompensas
(**Mateus 10.40-42; 19.27-30).
O que tenho notado é uma “massa” que corre atrás de Cristo de forma interesseira, mas também há pessoas que estão completamente perdidas. Em Mateus 9.36 está o seguinte comentário sobre o sentimento de Jesus em relação às multidões: “**Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” Há uma “massa” sem pastor. Seguem líderes que muitas vezes estão interessadas na lã das ovelhas e não no seu bem-estar. Siga a Jesus não pelas bênçãos, mas por amor a Ele. Pague o preço! Nada é melhor do que seguir a Jesus.
Pastor Telmo Noé Emerich - Publicado no Jornal Tribuna de Petrópolis.