Vimos anteriormente nos dois últimos informativos referentes a esta carta sob os títulos de Povo Sacerdotal e Carta de Ontem. Carta de Hoje um cenário bastante significativo em relação a uma perspectiva histórico-crítica, percebendo assim elementos importantes em sua contextualização, o que nos leva para uma compreensão mais sólida deste escrito cristão.
Este escrito preenche juntamente com a carta de Tiago, a 2a Pedro, as três de João e a de Judas, as chamadas Cartas Universais (Katólikós ou Grego) diferenciando das chamadas Cartas Paulinas ou Corpo Paulino. Isto porque estas cartas (Paulinas) são destinadas a Comunidades específicas com assuntos específicos, ao contrário daquelas (não Paulinas ou Universais)que são destinadas não a uma Comunidade específica, mas por razões de tratar de assuntos gerais dos mais diversos temas, se dirigem a mais de uma Comunidade.
Parece que a Igreja Cristã antiga na definição do Cânon do Novo Testamento ocorrido por volta do Séc. III, que vem regularizar de forma sistemática esses escritos Neo- Testamentários, juntamente com outros escritos (Vétero - Testamentários) procura no tocante aos escritos – cartas não Paulinas, basear-se em Gálatas 2, 9, na qual Paulo escreve Tiago, Cefas e João, e conseqüentemente levou a Igreja Cristã naturalmente a destacar Judas em último, na ordem canônica das cartas.
Algo que nos chama atenção enquanto critério da Igreja Cristã antiga para a definição de ordem destes escritos, é seu embasamento em um escrito Paulino, escrito este que destaca as colunas da Igreja Cristã primitiva sem dar ênfase a pessoa de Pedro- Cefas, mas pelo contrário, o vê como os outros, que são tão importantes quanto Cefas. Neste sentido, parece que a Igreja antiga tinha muito claro essa igualdade entre os apóstolos, ao menos até o séc. IV, a partir daí se faz uma reeleitura da pessoa de Pedro apóstolo de cunho Apologético.
Pois bem, “o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à Sua eterna Glória depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A Ele seja o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.” 1 Pedro 5,10-11
Fabiano Pisco