Caros membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis,
Pela primeira vez, escrevo ao Boletim Informativo Palavra em Ação. Sou Pastor Elton Pothin e estou assumindo os trabalhos pastorais nesta Comunidade. Sou casado com a pastora Carin Rahmeier, que assume alguns trabalhos na Comunidade como pastora voluntária. Temos duas filhas: Bruna Sofie, de 15 anos, e Letícia Gabriele, de 05 anos. Somos naturais do Rio Grande do Sul e trabalhamos por oito anos na Paróquia de Teutônia/RS (de 1995 a 2002) e por seis anos e meio na Paróquia Martin Luther, de Joinville/SC (de 2003 a agosto de 2009). Desde 15 de agosto, iniciamos os trabalhos aqui em Petrópolis.
Todos nós – Comunidade e família pastoral - temos um sentimento de expectativa e de curiosidade em nosso coração.
Eu, a Carin, a Bruna e a Letícia temos a expectativa em relação ao trabalho, à vida na nova cidade, ao nosso relacionamento com vocês, membros da Comunidade.
Vocês, enquanto Comunidade, têm expectativas em relação ao nosso modo de trabalhar, expectativas em relação ao nosso jeito de ser, em relação ao nosso futuro relacionamento com vocês.
E nossa expectativa não é uma expectativa temerosa ou pessimista, mas uma expectativa boa, positiva de podermos trabalhar juntos e convivermos com alegria, pois este novo trabalho, esta nova vida é com vocês, pessoas de uma Comunidade Cristã, onde o objetivo é a proclamação da palavra de Deus. Nós, já de antemão, não nos sentimos sós, pois vocês nos acolheram muito bem e já podemos dizer que nos sentimos em casa após as primeiras semanas de convívio.
Nós, hoje, estamos vindo de uma Paróquia onde trabalhamos por 6,5 anos e onde sentimos sempre Deus muito presente nas nossas vidas e na vida daquela Comunidade.
E também temos certeza de que Deus sempre esteve e está com vocês – Comunidade Luterana em Petrópolis - em 164 anos de história. O ponto de pregação do Rocio sentiu e sente Deus presente quando pode celebrar 27 anos de ponto de pregação e dedicar um novo local de culto no dia 13 de setembro. Nós temos a certeza da presença de Deus na caminhada de nossa Igreja no Brasil afora, tanto no passado, no presente e no futuro.
Mas Deus não quer somente caminhar conosco, nos abençoar ao longo de nossa vida e nossa história como Igreja e como cristãos. Ele também nos convida para auxiliar, para ajudar na sua missão – a ser luz num mundo onde a escuridão do mal se faz presente. Deus nos chama a colocar sinais do seu Reino aqui em Petrópolis, nos chama para levar a boa notícia de Jesus ao nosso próximo. E este chamado é expresso de forma clara nas palavras de Jesus em Mateus 5.14-16, onde está escrito: “vocês são a luz para o mundo. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.”
E a principal forma que nós encontramos para aceitar este convite de ser luz do mundo, é nos organizando em Comunidades cristãs, assim como já acontece desde os primórdios do cristianismo. E a Comunidade cristã nada mais é do que uma GRANDE FAMÍLIA, onde alegrias são divididas, onde tristezas são compartilhadas, onde as pessoas se reconhecem como irmãos e irmãs, filhos e filhas de um mesmo Pai. Na Comunidade cristã, todos são igualmente importantes, pois todos podem ser luz a partir dos dons que receberam de Deus.
Se nós quisermos usar um símbolo comparativo para a Comunidade cristã, podemos utilizar uma corrente. A corrente é formada por vários elos. Sem cada um dos elos, não haveria corrente. E, sem a união destes elos, não haveria a possibilidade de haver uma corrente.
Assim também é com a Comunidade cristã. Sem cada um de nós, não haveria Comunidade. E, sem a nossa união, sem a nossa participação e colaboração, não haveria Comunidade. 164 anos de história foram construídos com a participação, com a colaboração de cada um – 164 anos de história foram construídos pela união das forças individuais.
Assim, queremos nós todos juntos seguir unidos com o objetivo de continuar a escrever e a construir a história desta Comunidade - de levar a Palavra de Deus ao povo de Petrópolis de acordo com nossa confessionalidade luterana – e eu, P. Elton, a Pa. Carin, a Bruna e a Letícia nos somamos a esta Comunidade nesta tarefa.
Todos nós, juntos, queremos continuar a cultivar a fé, a solidariedade, o amor, a amizade. Usando as palavras Atos 2.42 e Romanos 12.15: perseverando “na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações”; alegrando-se com os que se alegram, chorando com os que choram.
Que possamos viver unidos como Comunidade cristã, como irmãos e irmãs em Cristo, partilhando a vida, tanto a alegria como a tristeza.
Que possamos trabalhar juntos, colocando sinais do Reino de Deus aqui em Petrópolis, sendo luz para o mundo.
Amém.
Pr. Elton Pothin