Nós vivemos num mundo onde muitas coisas têm que ser pagas. Se paga para nascer, para viver, para morrer. Quando alguma coisa é de graça, a gente até desconfia. Por isso é que a gente tem dificuldade para entender a graça de Deus. Quantas vezes achamos que Deus também tem a mesma lógica que o ser humano.
E aí contaminamos a doutrina bíblica wda graça divina. Quantas pessoas podem pensar: “Fiz isso, fiz aquilo e aquilo outro. Agora acho que mereço a bênção de Deus.” Ou, então: “Fulano fez tanta coisa boa, deve ter um lugar para ele no céu...”. Dá para entender esse tipo de raciocínio? Ele está calcado em méritos. E não é assim que devemos entender Deus. Tudo que Deus me dá não deve ser entendido como mérito, mas como graça, como presente do Senhor para mim. A vida, a família, o pão de cada dia, o trabalho, o estudo, a saúde... tudo é graça. Inclusive, é bom salientar, que a salvação é gratuita.
O apóstolo Paulo nos ensina: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (* Efésios 2.8-9). Tudo é graça e devemos receber pela fé. A fé é a mão que se estende para pegar a graça que vem de Deus. E uma demonstração clara da graça de Deus na nossa vida está ligada ao batismo. E quando o batismo é de crianças, então, ainda se torna mais evidente a graça, pois é demonstração que Ele nos aceita sem mérito algum. Como a Igreja Luterana é uma igreja que faz história em Petrópolis há 160 anos, no seu livro de registro de Batismo podemos ver figuras ilustres como padrinhos, dando também testemunho de que Deus nos recebe por graça. Lemos nesse livro que Major Koeler foi padrinho de Julius Leonhardt Wilhelm e D. Pedro II e D. Theresa foram padrinhos de Alexander Peter Dietrich. Dentre outras coisas, são considerações históricas interessantes e importantes: Figuras ilustres são testemunhas da graça de Deus. Assim como elas, outra figuras menos famosas, mas igualmente importantes para Deus, dão testemunho de que o Senhor, pela graça, nos aceita desde crianças. Cabe a nós darmos uma resposta a tanto amor de Deus, seguindo o caminho que Ele nos aponta. Amém.
Pastor Telmo Noé Emerich