“Alegrei me quando me disseram: vamos à casa do Senhor” Sl 122.1
Com os corações agradecidos, no dia 14 de julho de 2019 foi dedicado o Templo Luterano em Cruzália. Um dia marcado pela emoção e história movida pela fé. Foi lembrado que os antepassados ao chegarem à cidade de Cruzália, seus pais, mães, avôs e avós, motivados pela fé, decidiram formar um ponto de pregação. Antes estes membros participavam e viviam sua vida de fé somente nos cultos na Comunidade Evangélica Luterana da Colônia Riograndense. Como nem sempre o acesso à este local de culto era fácil e nem todas as pessoas tinham como se deslocar e locomover até lá, deu-se um passo a mais.
Junto com a OASE de Cruzália, a qual liderou este projeto, construíram o salão/pavilhão Luterano. Onde, por 33 anos, as pessoas do ponto de pregação em Cruzália se reuniram para ouvir a palavra de Deus, receber os sacramentos do Senhor, apresentar suas orações e cantar louvores ao trino Deus. Ao longo desses anos teve-se um sonho: edificar um templo Luterano em Cruzália. Este sonho agora já é uma realidade; ele se concretizou sob a graça de Deus, que animou pessoas a se mobilizarem para erguer esta obra. Para agradecer a Deus por esta construção, para dedicá-la ao seu serviço e rogar por sua bênção, toda a Paróquia Evangélica Luterana de Assis se reuniu neste dia em culto e preparou uma grande festa. Antes de dedicar o templo, mesmo com alguns detalhes faltando, como a pintura externa e o piso, a comunidade se reuniu para se despedir do antigo lugar de culto, o pavilhão luterano, o qual, foi tão importan¬te para esta comunidade, que marcou tão profundamente es¬piritualidade deles e a de seus antepassados, dos quais muitos que sonharam este sonho já não estão entre nós. Neste dia estiveram presentes membros e lideranças de toda a Paróquia Evangélica Luterana de Assis, das Comunidades de Assis e Colônia Riograndense e dos pondo de pregação de Cruzália e Maracaí.
Todo o culto de dedicação foi animado pelo grupo de canto de Maracaí. A liturgia foi conduzida por lideranças do ponto de pregação e comunidades da Colônia, pelo pastor local Luiz Temóteo Schwanz e pelo pastor Roni Balz da Livraria Martin Luther, o qual tem muitos parentescos na região. O pastor sinodal e primeiro vice-presidente da IECLB, Odair Airton Braun, conduziu a liturgia de dedicação e a prédica baseada no texto bíblico de Lucas 10.25-37. À luz da palavra de Deus o P. Odair trouxe a palavra de forma clara no tocante de que a comunidade é espaço de diálogo, perseverança e o que o templo Martin Luther seja espaço de acolhida como Jesus nos ensina na parábola do Bom Samaritano.
Deus seja louvado por esta dádiva e pelo esforço de muitos corações que motivados pela fé em Jesus conseguiram realizar um sonho de edificarem uma igreja, um templo luterano na cidade de Cruzália/SP.
Que Deus continue motivando os corações em fé unidos e estas lideranças motivadas, continuem a crescer em sabedoria e graça.
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;” Sl 127.1a.