Mais de 70 ministros e ministras dos Sínodos Paranapanema, Planalto Riograndense e Mato Grosso estiveram reunidos e reunidas em conferência nos dias 27 a 29 de abril. O encontro que aconteceu, via plataforma virtual, contou com a assessoria do professor P. Dr Júlio Adam e tratou do tema “Culto e cultura”.
O professor Júlio expressou a sua alegria pelo interesse dos e das participantes em tratar este assunto que parecia ter sido esquecido nos últimos tempos. O culto cristão deveria refletir a cultura de seu entorno, ou seja, precisa fazer uso de elementos da cultura local em seu labor litúrgico. O culto não deveria ser uma imposição de elementos estranhos a Comunidade reunida. Quando isto acontece quem sai perdendo é o Evangelho, ou seja, a missão de Deus.
O culto, como centro da vida comunitária, é talvez o lugar por excelência para anunciar o Evangelho. Eis o motivo pelo qual não deveria acontecer de forma mecânica, automática, mas elaborado considerando que cada aspecto litúrgico anuncia uma mensagem. O culto pode e deve fazer uso de elementos da cultura para “inculturar” o Evangelho de Cristo. Deste modo, todos os elementos da cultura servem de meios para o objetivo final, qual seja: entregar o Evangelho da salvação.
Os ministros e ministras dos três Sínodos agradecem a oportunidade de poder revisitar este tema tão importante para a missão da Igreja. Enfim, o nosso labor litúrgico e teológico precisa fazer uso de todos os meios possíveis para cumprir com a sua intencionalidade: apresentar o Evangelho de Cristo ao mundo.