Obra Gustavo Adolfo



Rua Sinodal , 50
CEP 93030-225 - São Leopoldo /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3589-1098 | (19) 9971-69022
ogaieclb@oga.org.br | secretaria@oga.org.br
ID: 2548

Visita do Secretário Executivo da OGA à Alemanha

29/07/2011

1 | 1
Ampliar



Novamente o grupo de brasileiros sendo apresentados

A convite do Gustav-Adolf-Werk/GAW da Alemanha, o Secretário Executivo da OGA esteve em visita a diversos grupos de GAW na Alemanha entre 16 de junho e 06 de julho. O roteiro de viagem incluiu a seguinte programação:

17 a 22.06 – Estada em Hannover e encontro com diferentes grupos locais de GAW na região de Hannover: culto e “café Brasil” a seguir em Wunstorf (19.06); diretoria do GAW de Hannover e demais interessados (20.06); grupo de Hildesheim (21.06); grupo de Weddel/Braunschweig (22.06). Nesses encontros houve a oportunidade de apresentar a IECLB e a OGA e dialogar com as pessoas sobre os trabalhos desenvolvidos na e pela OGA.

23 a 27.06 – Estada em Stuttgart, no Grupo de GAW da Igreja Territorial de Württemberg, o maior grupo de GAW na Alemanha. Houve novamente a oportunidade de falar sobre a IECLB e a OGA para a diretoria e para o grupo de interesses em América Latina. Além disso, a estada em Stuttgart possibilitou conhecer a sede e os diferentes setores do GAW/Württembrg, dialogar com o setor de trabalho das mulheres (“Frauenarbeit”) sobre diferentes projetos na IECLB que são apoiados por esse setor de trabalho, bem como sobre o programa de voluntários de missão, que infelizmente não poderá enviar novo grupo de jovens para o Brasil neste ano, o que muito se lamenta. Não por último, a estada oportunizou conhecer os preparativos, bem como o local da festa anual do GAW, nos dias 1 a 3 de julho, em Künzelsau, com participação do Grupo Anima da EST.

28 a 30.06 – Estada em Leipzig, junto à administração central do GAW da Alemanha, que é a grande parceira da OGA. Além de conhecer os diferentes setores e as pessoas responsáveis pelos mesmos (secretaria geral, área de projetos, trabalho com crianças e jovens, produção de material e divulgação, área financeira), tive a oportunidade de visitar o memorial ao Rei da Suécia Gustavo Adolfo, em Lützen, onde o mesmo veio a falecer, em 1632, no combate entre as tropas “evangélicas” e “católicas”, durante a Guerra dos Trinta Anos (1618 a 1648). No dia 30, participei, ao lado de cinco outros painelistas, com uma contribuição, a partir do enfoque da IECLB e da OGA, no Workshop “Diaspora und Mission in Lateinamerika: Perspektiven für die Zukunft”.

01 a 04.07 – Estada em Aachen, onde se realizou a festa anual do GAW da Igreja Territorial do Rheinland e que estava sob o tema geral “Brasil”. Além de mim, também estiveram presentes os pastores da IECLB atuantes na Alemanha Mauro Schwalm, Milton Jandrey e Geraldo Grützmann. Foi a oportunidade de apresentar a IECLB aos participantes da festa sob diferentes ângulos. No dia 4, segunda-feira, ainda tive a possibilidade de visitar uma escola evangélica e conversar com os alunos sobre o Brasil. Chamou-me a atenção que nesta escola existe um grupo de interesse em torno do Brasil e que mantém contato com a Escola-Família de São João do Garrafão/ES.

Esta viagem foi de muito grande proveito para mim nesta minha nova função como Secretário Executivo desde janeiro do ano em curso, porque proporcionou conhecer a organização, os trabalhos e as pessoas nas diferentes áreas do GAW. Certamente vai facilitar em muito a parceria OGA/GAW.

Martin Volkmann

Grupo de Brasileiros durante a_recepção na Prefeitura
Memorial a Gustavo Adolfo em Lützen


Memorial a Gustavo Adolfo em Lützen


Pastores do Brasil na festa Geraldo Grützmann - Milton Jandrey - Mauro Schwalm e Martin Volkmann
 


Autor(a): Obra Gustavo Adolfo
Âmbito: IECLB / Organismo: Obra Gustavo Adolfo - OGA
ID: 5216
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br