Integrantes do Fórum das Obras Gustavo Adolfo e de Obras Protestantes de Diáspora na Europa e no Brasil participaram, durante dois dias (20 e 21), do Concílio da IECLB, em Foz do Iguaçu. O grupo, com representantes de diversos países, entre os quais Alemanha, Polônia, Romênia e Eslováquia, está no Brasil em uma consulta sobre a possibilidade de as OGAS serem incorporadas pela Comunhão de Igrejas Protestantes na Europa (sigla em alemão GEKE), como um departamento de serviços. “As igrejas membro do GEKE têm mais tradição em questões de doutrina e querem desenvolver a área de diaconia e serviços”, afirmou o pastor Dr. Wilhelm Hüffmeier, presidente do Gustav-Adolf-Werk (GAW) da Alemanha.
A consulta do fórum está sendo realizada aqui no Brasil a convite do presidente da OGA local, pastor emérito da IECLB, Rolf Droste. “Já visitamos diversas comunidades e projetos para o grupo conhecer o trabalho da IECLB”, contou ele. “Estivemos em visita ao Sínodo da Amazônia e vocês estão de parabéns pelo trabalho diaconal e de missão”, celebrou Hüffmeier, dirigindo-se ao pastor sinodal Mauri Magedanz, do Sínodo da Amazônia, e à esposa Roseli.
O grupo visitante estava integrado pelo presidente do fórum, pastor em. Werner Horn, da Áustria, pelo pastor Wilhelm Hüffmeier, da Alemanha, e pela co-presidente da Comunhão de Igrejas Protestantes na Europa, Dra. Stefanie Dietrich, da Noruega, além de representantes das OGAs da Polônia, Eslováquia e Romênia.