Com sede itinerante por quase dez décadas, a Obra Gustavo Adolfo (OGA) lançou no dia 17 de julho a pedra angular de sua sede própria, na subida do Morro do Espelho, em São Leopoldo (RS). A obra teve início em 3 de março deste ano. A celebração do lançamento da pedra angular foi conduzida pelo presidente da OGA, pastor emérito Rolf Droste, e pelo secretário executivo, pastor Rui Bernhard. Desde 1910 a OGA está a serviço do trabalho missionário e diaconal da IECLB, um trabalho de apoio direto a comunidades. A conclusão da nova sede está prevista para o final de 2008, e é um dos atuais desafios com vista ao centenário da OGA, a ser comemorado em 2010.
Desde sempre a OGA está a serviço da IECLB
TRABALHO INCANSÁVEL - Em sua mensagem, pastor Droste destacou o trabalho incansável dos ex-presidentes da entidade, que se destacaram pela sua humildade e exemplar dedicação Comparou-os a serventes que carregaram suas pedras nos andaimes da obra do Senhor. Cada qual fez a sua parte. Uns plantaram, outros regaram, mas o crescimento o Senhor dá (1. Coríntios 3). Também foi ressaltada a importância de se dispor de uma sede própria. Todos precisam de um teto, disse Droste. Resolvida a questão da casa própria, a entidade pode direcionar todas as suas forças para o serviço e terá lugar para estocar seu material, guardar seus arquivos e sua própria história.
TRILHA SOLIDÁRIA - O pastor presidente Walter Altmann congratulou-se com a iniciativa da OGA. Destacou o trabalho já quase centenário em favor do fortalecimento das comunidades em sua missão. Apontou, ainda, para a importância das ações de solidariedade que envolvem crianças e jovens, como acontece com a trilha da solidariedade da Ação Confirmandos. Quando criança, lembrou Altmann, ele mesmo também vendia cartões e figurinhas para arrecadar recursos para a OGA.
Na urna da pedra angular foram colocados, entre outros, o documento da OGA lido por Droste na celebração, material do Plano de Ação Missionária (Pami) da IECLB, uma Bíblia (doada pelo pastor presidente Altmann), a última edição do Jornal Evangélico Luterano, jornais de diversos sínodos, a revista NovOlhar e O Amigo das Crianças (da Editora Sinodal), exemplares do Jornal Vale do Sinos, da cidade de São Leopoldo, moedas e cédulas do Banco Central do Brasil e em circulação nesta data.
REI GUSTAVO ADOLFO - A fundação da OGA-Brasil tem sua raiz na Obra Gustavo Adolfo (Gustav-Adolf-Werk /GAW) da Alemanha. O seu nome deriva do rei sueco Gustavo Adolfo. No século XVI, Gustavo Adolfo socorreu as minorias confessionais protestantes na Europa Central e ali veio a morrer em 1632. Duzentos anos depois, em 1832, foi criada na Alemanha a organização humanitária que recebeu o nome deste rei, em homenagem ao seu gesto de solidariedade para com os protestantes da Alemanha. Esta organização alemã passou a apoiar as minorias protestantes na diáspora tanto na Europa como na América do Sul. Desde o início, o lema internacional da OGA é: “Sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todas as pessoas, a começar por aquelas que pertencem à nossa família na fé”- Gálatas 6.10.
Irmã Ruthild Brakemeier representou a diaconia
CAMPANHAS NA IECLB – Na IECLB, estas ações comunitárias acontecem em primeiro lugar através de campanhas financeiras realizadas em todo o Brasil, e sempre destinadas ao apoio de pequenas comunidades e projetos de ajuda e desenvolvimento de pessoas necessitadas. A OGA apóia prioritariamente a construção de centros comunitários e centros sociais, onde, além de muitos eventos da comunidade eclesial, são realizados programas educativos para todas as faixas etárias, desde crianças, jovens até pessoas da terceira idade.
<p id=western style=color: rgb(0,0,0)=> As campanhas financeiras acontecem de várias formas. Uma delas é através da venda de cartões de Natal, de felicitações e de consolo a pessoas enlutadas. Além disso, foi iniciada há três anos uma campanha especial denominada “Ação Confirmandos”. Esta campanha de arrecadação financeira é assumida por jovens adolescentes de mais de 2 mil comunidades da IECLB. Com os recursos arrecadados são apoiados dois a três projetos de crianças e jovens que vivem em situação de risco e de pobreza. Trata-se de uma experiência, através da qual a OGA procura motivar os jovens que, no momento. freqüentam a catequese, a desenvolver a prática da solidariedade para com outros jovens de sua idade. É uma ação que também envolve os pais dos jovens. Mesmo que os grupos não arrecadem somas volumosas, vale a participação e a experiência da prática da solidariedade. Todo o trabalho da OGA é realizado através da ação de milhares de pessoas voluntárias. (Texto: OGA; fotos: Ingelore S. Koch)