Após um século de atividades , apoiando comunidades na IECLB, a Obra Gustavo Adolfo (OGA) inaugurou no dia 15 de julho a casa que abrigará a sua sede própria, na subida ao Morro do Espelho, em São Leopoldo (RS). A obra teve início em 3 de março de 2008 e foi concluída em março deste ano. A celebração de inauguração e dedicação da casa foi conduzida pelo presidente da OGA, pastor emérito Rolf Droste, pelo pastor presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann, e pelo secretário executivo, pastor Rui Bernhard. A parte musical esteve a cargo do coral “Roda de Canto”, sob a regência do pastor emérito Dr. Nelson Kirst.
Ter uma sede fixa e um endereço de referência é importante para a realização do objetivo de estar a serviço do trabalho missionário e diaconal da IECLB, através do apoio direto a comunidades em seus projetos de vida e missão. Com este evento, no inicio das comemorações do seu centenário – que se completará em 2010 – a OGA concretiza o velho sonho de ter sua sede própria.
Sede da OGA com a Diretoria e Representantes Sinodais
A inauguração esteve inserida na programação do XI Encontro Nacional da OGA, realizado de 14 a 16 de julho. Assim, os seus representantes sinodais puderam participar deste momento importante da história da OGA. Prestigiaram o evento, além do pastor presidente da IECLB, Walter Altmann, o pastor primeiro vice-presidente, Homero Severo Pinto, o secretário geral da IECLB, pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich, os pastores sinodais Enos Heidemann, do Sínodo Rio dos Sinos, e Altemir Labes, do Sínodo Nordeste Gaúcho, os ex-presidentes da OGA Kurt Benno Eckert, Arteno Spellmeier e Johannes Fr. Hasenack, diretores e representantes das instituições do Morro do Espelho e grande número de amigos e amigas da comunidade local e de outras localidades.
A fita no portão de entrada à rampa de acesso ao prédio foi desatada pelo ex-presidente Johannes Hasenack e pelo pastor presidente da Igreja, Walter Altmann.
Corte da Fita
O descerramento de uma placa na casa, contendo as datas de início da obra, da colocação da pedra angular e da inauguração da casa, foi feita pelo ex-presidente Arteno Spellmeier
A casa, de dois pavimentos, mede 282 m². No pavimento inferior, encontra-se a moradia para o secretário executivo. No pavimento superior, já se encontra instalada a Secretaria Executiva da OGA. Em breve abrigará também a Associação de Mútuo Auxílio da IECLB – AMA.
Os recursos para a construção provieram da própria OGA, de substancial auxílio da OGA da Alemanha, de doações de paróquias e sínodos da IECLB, de empresas e pessoas amigas.
Em sua mensagem, pastor Droste destacou que “a casa é o nosso casulo. Nela, guardamos o nosso passado, gestamos o presente e nosso futuro. Ela carrega a nossa bandeira... Ela deve ser uma casa de portas largas e abertas para se entrar e sair, no processo do que vai e do que vem.” Suas palavras tinham por base o texto de I Reis 8.29: “Senhor, os teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali.”
P. Droste durante sua mensagem
O pastor presidente Altmann ressaltou a importância da OGA na história da IECLB e conclamou a Igreja para o testemunho da solidariedade e do amor. “Fundamentados no amor de Deus, dedicamos esta casa ao serviço do Reino de Deus. Seja ela um humilde instrumento de apoio à vida e missão das comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e de igrejas parceiras e de suas comunidades, especialmente daquelas que carecem de amparo e amor nas adversidades”, proferiu Altmann.
P. Presidente Altmann
Paulo Arce, construtor da casa, entregou as chaves para as arquitetas Kátia Lampe e Fabiane Mohr Rocha, que acompanharam e administraram a construção; estas entregaram as chaves aos pastores Rui Bernhard (secretário executivo) e Rolf Droste (presidente da OGA). Com a abertura da porta da casa foram distinguidos Rejane S. Linck, representante do Sínodo da Amazônia, e o pastor Kurt Benno Eckert, ex-presidente da OGA. Este, lembrou o trabalho solidário da OGA, baseado no seu lema: “Sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todas as pessoas, a começar por aquelas que pertencem à nossa família da fé”- Gálatas 6.10.
Rejane Solange Link
P. Kurt Benno Eckert
Após o ato de dedicação, os presentes puderam visitar a nova sede e participar de um momento de confraternização.
Confraternização
Confraternização
Agora, já instalada em sua sede própria, a OGA continuará a promover ações comunitárias que visam a contribuir para a edificação e fortalecimento de comunidades da IECLB, espalhadas pelo Brasil, para que possam cumprir a sua missão como Igreja, sempre na convicção de que “a missão de Deus é nossa paixão”.
Em toda a sua história, a OGA sempre conseguiu ajudar as comunidades em seus projetos missionários, porque recebeu apoio financeiro das comunidades. Por isso, as campanhas financeiras da OGA deverão ser ampliadas para ajudar a IECLB a assumir cada vez mais a responsabilidade pelos seus projetos missionários.
Neste sentido, a OGA pretende trabalhar em boa sintonia com as campanhas da IECLB e de outros segmentos que atuam nos sínodos e nas paróquias.
(Texto: P. Rui Bernhard)
(Fotos: Ingelore S. Koch)