Obra Gustavo Adolfo



Rua Sinodal , 50
CEP 93030-225 - São Leopoldo /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3589-1098 | (19) 9971-69022
ogaieclb@oga.org.br | secretaria@oga.org.br
ID: 2548

Forum de OGAs da Europa e Brasil realizam Consulta em São Leopoldo

05/11/2010

1 | 1
Ampliar


Sob o tema “Evangelho, Prosperidade e Serviço”, reuniram-se, para uma consulta, em São Leopoldo, de 22 a 24 de outubro, representantes das Igrejas e das Obras Gustavo Adolfo (OGAs) da Romênia, Hungria, Polônia, Eslováquia, Áustria, Noruega, Alemanha e Brasil. Nessa Consulta, realizada na Casa Matriz de Diaconisas, o tema teve como palestrantes Martin Dreher, Gottfried Brakemeier, Lothar Hoch e Rosalinde Saick.


Martin Dreher falou sobre o surgimento e a atualidade da IECLB; Gotfried Brakemeier falou sobre a prática da IECLB em relação à pregação do Evangelho em comparação com o movimento neopentecostal e carismático no Brasil; Lothar Hoch fez uma introdução sobre o trabalho diaconal na IECLB, e, logo a seguir, a diácona Rosalinde Saick apresentou o trabalho que é realizado na Creche Bom Samaritano em Viamão, como um exemplo do trabalho diaconal na IECLB.

Estas palestras serviram como base para o diálogo, logo após, entre as pessoas participantes da Consulta. Desta forma, realizou-se um dos objetivos desta consulta, que pretendia apresentar aspectos da identidade da IECLB em sua atuação em solo brasileiro.

Tendo em vista este objetivo, os visitantes, ao chegarem ao Brasil, seguiram sua viagem para distintos Sínodos da IECLB, onde, durante três dias, tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho que é realizado nas comunidades.

Durante a Consulta, os hóspedes tiveram a possibilidade de compartilhar com todos os seus participantes as suas impressões através de breves relatórios.

Antes da Consulta ainda, acompanhados do presidente da OGA da IECLB, pastor em. Rolf Droste, os visitantes viajaram a Foz do Iguaçu (PR), onde tiveram a possibilidade de participar do Concílio da Igreja, sendo saudados pela Presidência da IECLB no espaço reservado para homenagear a OGA pelo seu centenário.

Também foram recebidos pelos membros da Comunidade Evangélica de Foz do Iguaçu, que os acompanharam de forma muito hospitaleira durante toda sua permanência naquela cidade, desde a chegada até o início de sua viagem a São Leopoldo. Todos ficaram muito impressionados e agradecidos pela cordialidade com que foram acolhidos pela Comunidade local. Esse também foi o sentimento manifestado pelo grupo em relação à sua permanência na Casa Matriz e à convivência com representantes da OGA brasileira.

Como um sinal de agradecimento pelos 100 anos de existência e atuação da OGA na IECLB e como sinal de esperança e compromisso com a vida no início de um novo século de caminhada da OGA, foi plantada uma muda de “Pau Brasil” no Morro do Espelho, no campus da Faculdades EST. A comunidade do Morro prestigiou esse momento, destacando-se a presença de estudantes da EST – que assumiram a função de padrinhos desta árvore – bem como de alunos do Colégio Sinodal, que apresentaram números musicais ao som de seus violinos.

Ficou como resultado desta Consulta das OGAs a amizade entre os participantes, o enriquecimento através das palestras e o compromisso de todos de continuarem a empenhar-se pela divulgação do Evangelho através do apoio às suas igrejas. A Consulta foi encerrada com um culto festivo na Casa Matriz, na manhã de domingo, tendo como pregador o pastor Dr. Wilhelm Hüffmeier, presidente da OGA de Leipzig, Alemanha.

Texto: Rui Bernhard, secretário executivo da OGA da IECLB;
Fotos: Ingelore Starke Koch


Autor(a): Obra Gustavo Adolfo
Âmbito: IECLB / Organismo: Obra Gustavo Adolfo - OGA
ID: 5212
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br