Editorial
O lema dessa semana, a terceira após Pentecostes, diz o seguinte: “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos seres humanos as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação” (2Co 5.19). Por um lado, essa palavra tem uma dimensão profunda para todas as pessoas: A partir de Cristo, por iniciativa do próprio Deus, sem mérito ou participação nossa, a nossa relação para com Deus está colocada sobre outras bases – não mais distantes, afastados, inimigos de Deus, mas aceitos, reconciliados, na comunhão com Deus. A partir dessa realidade é que vivemos pessoal e comunitariamente. Por outro lado, na sequência do Apóstolo Paulo, nós somos porta-vozes dessa nova realidade criada por Deus. É, sem dúvida alguma, a tarefa primordial dos ministros e ministras. No entanto, como entidade a serviço da missão da Igreja e da edificação de comunidade, também nos entendemos a serviço dessa causa. As iniciativas que são tomadas, os apoios que são intermediados – tudo isso, em última análise, quer ser sinal, testemunho da reconciliação. Vivamos dela a cada novo dia!
Participação no Dia da Igreja na Alemanha
A convite do GAW e do Centro de Missão e Ecumenismo da Igreja Territorial do Norte/Alemanha, a OGA, juntamente com o COMIN, participaram com um estande no Dia da Igreja, entre 1 e 5 de maio, em Hamburgo. Foi uma ótima oportunidade de divulgar os trabalhos desses dois setores de trabalho da IECLB, bem como estreitar as relações com os parceiros na Alemanha. Ao mesmo tempo, como a Secretária para a América Latina no Centro de Missão e Ecumenismo, é a Pastora da IECLB Dra. Karen Bergesch, nossa presença lá junto ao Centro irá favorecer parceria futuras da Igreja do Norte com a IECLB. Além da divulgação no estande, Renate Gierus, pelo COMIN, participou de um momento informativo sobre o trabalho com povos indígenas, promovido pela “Frauenarbeit” do GAW. Nesse ano de 2013, a Frauenarbeit tem seu foco de atenção justamente no Brasil, apoiando diversos projetos da IECLB, entre eles um do COMIN. Por sua vez, Martin Volkmann participou de um painel, promovido pelo GAW, sobre formação teológica na América Latina.
Ação Confirmandos
A Ação Confirmandos 2013 já está em pleno andamento. Diversas comunidades já realizaram a campanha e já enviaram a soma arrecadada. Como já divulgado na edição anterior, neste ano a verba arrecadada com a AC se destina para o Centro de Formação e Convivência, em Blumenau/SC, e para a Escola para a Vida, em Ariquemes/RO.
A verba arrecadada ao longo do ano passado se destinava para a Missão Criança Jardim Paraíso da Paróquia Unida em Cristo de Joinville e para o trabalho de educação cristã na Igreja Evangélica Luterana em Moçambique/IELM. Missão Criança Jardim Paraíso recebeu a verba e está aplicando a mesma na finalidade prevista, qual seja a sala de informática. Esperamos poder incluir um relato sobre isso na próxima edição. Quanto à verba para Moçambique, a mesma continua à disposição na sede da IECLB até que se defina como nossa Igreja continuará o apoio à IELM (enviando novamente um/a ministro/a por mais tempo ou apenas para curto espaço de tempo para realização de cursos).
IECLB – Selos
Um trabalho por demais importante e talvez pouco conhecido é o que é caracterizado pela sigla IECLB-Selos, sob a coordenação do Sr. Dieter Fertsch, de Vera Cruz/RS. O que está atrás dessa sigla?
Junto com uma equipe de voluntárias, o Sr. Fertsch recebe, seleciona, limpa e organiza selos usados e os prepara para serem vendidos a colecionadores.
De onde vêm esses selos? De muitas comunidades, pessoas físicas, escolas, empresas. E um dos grandes “fornecedores” é o GAW de Württemberg. Lá eles desenvolvem uma campanha intensa entre as comunidades e escolas para que enviem selos para a sua sede em Stuttgart que, por sua vez, os repassa para a OGA. Toda vez que alguém visita a sede do GAW em Stuttgart, eles aproveitam para mandar alguns pacotes com selos. Assim eles poupam as despesas de correio que, para cada 2 kg., representam 16,50 Euro.
Vamos seguir o exemplo do pessoal de Württemberg! Vamos nos engajar na campanha de recolher selos para que a equipe do Sr. Fertsch tenha sempre muito material disponível, porque a procura por parte de colecionadores é grande.
Como fazer? Recorte o envelope ao redor do selo, deixando, no mínimo, 1 cm ao redor do selo. Não descole o selo do envelope! Isso a equipe do Sr. Fertsch faz, porque deve-se ter o máximo de cuidado para não estragar/rasgar o selo.
Reunião grupo “criança”
No seminário dos/as representantes sinodais da OGA, em julho de 2012, ficou decidido que o tema do próximo seminário será em torno do tema “criança”. No passado, a grande campanha para arrecadar fundos para a OGA era a “coleta infantil”. Crianças do Culto Infantil e jovens do Ensino Confirmatório “vendiam” figurinhas e, assim, buscavam entre os membros de comunidade ofertas para a OGA. Hoje temos a Ação Confirmandos. Mas para e com crianças a OGA não tem praticamente nada. A equipe tem preparado bons subsídios para a reflexão no seminário. A expectativa é de que, a partir da reflexão com os/as representantes sinodais, se possam encontrar novamente meios para envolver nossas crianças no trabalho da OGA, conscientizando-as desde cedo da importância deste trabalho para a edificação de comunidades da IECLB.
Notícias das Comunidades
Com auxílio do GAW, a Comunidade de Boa Vista, em Roraima, conseguiu concluir a sua casa ministerial.
Visitas
No dia 31 de maio, os confirmandos da Paróquia de Passo Fundo, acompanhados por alguns pais dos mesmos e do P. José Kowalska, durante a viagem à região metropolitana de Porto Alegre e região das hortências na serra gaúcha, também visitaram as instituições do Morro do Espelho, inclusive a sede da OGA. Na oportunidade, os jovens entregaram as ofertas em favor da OGA recolhidas no domingo anterior nas Comunidades de Passo Fundo e de Marau.
Passo Fundo
Além dessa visita do grupo de confirmandos, seguidamente recebemos a visita de pessoas – ministros/as, estudantes de teologia, membros de comunidade – que chegam ao Morro do Espelho e passam aqui na sede da OGA para conhecer a casa, dialogar sobre o trabalho da OGA, buscar material que a OGA oferece, etc. Esses contatos pessoais são fundamentais para qualquer trabalho na Igreja.
Casa da OGA
Durante os anos de 2011 e 2012, o andar térreo da casa da OGA, que originalmente se destina como moradia para o secretário executivo, esteve cedido para as Coordenações de Música e de Liturgia da IECLB, bem como para a Associação Pandorga (setor de formação) que se dedica ao atendimento a crianças e jovens autistas. Em final de março, a Pandorga liberou a sala por ela ocupada e a Secretaria Geral decidiu também não mais ocupar as salas para o trabalho das duas coordenações. Como o trabalho da AMA – Associação de Mútuo Auxílio vem aumentando e o espaço nas duas salas do andar superior estava se tornando pequeno, em início de maio a AMA se mudou para o andar inferior, passando a ocupar todo aquele espaço.