Editorial
Dentro do Ano Litúrgico, estamos na época da Páscoa. Cada período dentro do Calendário da Igreja oferece justamente essa possibilidade de se refletir sobre diferentes aspectos da nossa relação com Deus, ou melhor, da forma como Deus vem ao nosso encontro e se relaciona conosco. Os textos bíblicos para as pregações nesses domingos de Páscoa até a festa de Pentecostes justamente destacam, sob diversos ângulos, essa vitória da vida sobre a morte. Assimilar isso, como nos mostra especialmente o evangelho do 2º Domingo de Páscoa (Jo 20.26-31), não é fruto da nossa compreensão, da nossa ação, do nosso esforço, mas é obra do próprio Deus. Tomé quer tocar Jesus para comprovar com sua “ação” que a ressurreição de fato ocorreu. Na realidade, quem toca Tomé é Jesus com sua presença e com seu anúncio: “Paz seja convosco” que leva Tomé a confessor: Senhor meu e Deus meu. Que também nós sejamos tocados e tocadas pelo testemunho de irmãs e irmãos e pelo anúncio desta boa nova do Cristo ressurreto para também nós chegarmos a dizer: Senhor meu e Deus meu!
Passou um longo período desde a publicação da última edição, em dezembro de 2012. Normalmente deveria ter saído uma edição em março, mas como as reuniões da Diretoria e da Comissão de Projetos do GAW só ocorreram no dia 11 de abril, acabamos deixando para agora essa nova comunicação com vocês, a fim de trazer logo as decisões tomadas nessas duas reuniões.
Diretoria e Comissão de Projetos do GAW
No dia 11.04 aconteceu a reunião da Diretoria e da Comissão de Projetos do GAW. Na reunião da Diretoria, a pauta constava dos assuntos de rotina do trabalho, como, por exemplo, Ação Confirmandos, planejamento do encontro de representantes sinodais em julho, situação financeira da OGA, relatório de projetos concluídos, etc. A Comissão de Projetos tem a tarefa de analisar os projetos que irão constar no catálogo de projetos do GAW. Para o catálogo de 2014, que será composto, ao longo do ano, por projetos das Igrejas em diferentes países apoiados pelo GAW, o mesmo colocou à disposição da IECLB 110.000 Euros. Além dos apoios contínuos ao longo de vários anos (bolsas de estudo, projetos missionários, ajuda para a própria OGA) foram aprovados os seguintes projetos de construção:
a) Comunidade Martim Lutero, Paróquia Alta Floresta D’Oeste/RO – construção de igreja;
b) Comunidade Rio Branco, Paróquia Alta Floresta D’Oeste/RO – construção de igreja;
c) Comunidade Sapezal, Paróquia Parecis/MT – construção de igreja;
d) Comunidade Palmas/TO – ampliação centro comunitário;
e) Comunidade de Presidente Venceslau/SP – construção de igreja e casa ministerial;
f) Comunidade de Medianeira/PR – construção de centro comunitário;
g) Associação Beneficente Pella Bethania, Taquari/RS – reforma da igreja do Asilo.
Para esses diferentes projetos, o GAW coloca à disposição da IECLB 110.000 Euros. É sempre um valor significativo de apoio às comunidades da IECLB, pelo qual somos profundamente gratos. Nesse apoio, que o GAW presta a comunidades da IECLB há muitos anos, se expressa a comunhão entre irmãos e irmãs na fé.
Ação Confirmandos
À semelhança do que ocorre a partir do Gustav-Adolf-Werk na Alemanha, que organiza a Kinder- Jugend- und Konfirmandegabe, a OGA, desde 2005, promove a Ação Confirmandos. Objetivo dessa ação é contribuir com as comunidades no processo de formação dos/as jovens, especificamente no desenvolvimento do espírito de solidariedade para com jovens como eles que precisam de ajuda em sua situação pessoal. Assim, em 2012, a Ação Confirmandos visou ajudar jovens em dois contextos bem distintos: crianças e jovens da Igreja Evangélica Luterana em Moçambique/IELM, em seu processo de educação cristã, e jovens no “Jardim Paraíso”, em Joinville/SC, para o desenvolvimento integral, com atividades no contraturno das aulas regulares. Muitos grupos de confirmandos aceitaram o desafio e, realizando promoções diversas, conseguiram arrecadar R$30.000,00 para apoiar a IELM e Jardim Paraíso. No “Atualidades” Nº 7 tem dois relatos de dois grupos sobre suas promoções.
Neste ano, o “Mochileiro”, personagem-símbolo da Ação Confirmandos, levará os jovens para o Centro de Formação e Convivência, em Blumenau/SC, e para a Escola para a Vida, em Ariquemes/RO. O CONAJE decidiu investir nessa ação, motivando as comunidades e grupos de confirmandos e seguir junto com o Mochileiro e organizar promoções para apoiar essas duas entidades. Será que conseguiremos ampliar o valor arrecadado? O desafio está lançado! Algumas comunidades já aceitaram o desafio!
São Leopoldo
AÇÃO CONFIRMANDOS 2012: Ajudando a melhorar o mundo!
No dia 25 de agosto passado, o Ensino Confirmatório realizou mais uma “Ação Confirmandos”(Brechó) em nossa Comunidade, que só é possível graças às doações das pessoas da comunidade. Este programa é motivado pela OGA (Obra Gustavo Adolfo) que busca recursos financeiros para apoiar projetos que visam auxiliar jovens em necessidade pelo mundo todo. Este ano os recursos foram para o trabalho de capacitação de multiplicadores na área de educação cristã da Igreja Evangélica Luterana em Moçambique (IELM). E um segundo projeto foi a Missão Criança Jardim Paraíso, em Joinville/SC. Foi um programa muito divertido. Na sexta à noite, cerca de 50 jovens organizaram o brechó com pizzas. No Sábado, vendemos os objetos e fomos para a Rua Independência fazer propaganda do brechó. Agradecemos a todas as pessoas que de uma ou outra forma colaboraram para o sucesso do evento. Arrecadamos com este evento $ 1.325,00.
Retiro de confirmand@s acontece no espítito da TRILHA DA SOLIDARIEDADE
Confirmand@s em Ação na Paróquia do Parecis/MT
Alegria, amizade, brincadeiras, espiritualidade, reflexão e o envolvimento de familiares de confirmand@s e de muitas outras pessoas da Comunidade em Campo Novo fizeram do Retiro de Confirmand@s 2013 um encontro muito especial! Participaram do Retiro, no espaço do Instituto Luterano de Educação do Parecis – ILEP - jovens confirmand@s das Comunidades em Brasnorte, Sapezal e Campo Novo do Parecis!
Nossa motivação, neste ano, veio da OGA – Obra Gustavo Adolfo. Com o MOCHILEIRO participamos da TRILHA DA SOLIDARIEDADE. A partir de imagens extraídas de revistas, refletimos sobre a necessidade de alimento e sobre como nos relacionamos com o alimento que aí está. Refletimos sobre os textos de 1 Reis 17.8-16, no qual, em tempo de seca e perseguição, o profeta Elias encontra abrigo e alimento junto à viúva de Sarepta; e sobre João 6.1-14, quando um menino alcança pães e peixes a Jesus e Jesus quebra a dureza dos corações com seu gesto de gratidão a Deus e partilha do pouco, que se transforma em muito, porque já não há mais motivos para reter o que se tem somente para si mesm@!
SOLIDARIEDADE, PARTILHA, GENEROSIDADE marcam a economia do Reino de Deus!
No espírito da Trilha da Solidariedade partilhamos nossos dons: Encenamos os textos bíblicos no culto, no domingo, junto à Comunidade em Campo Novo; cantamos, com gestos, a canção Repartir no momento da oferta, apoiados pelo Grupo de Canto que acompanhou todo o culto; e conduzimos a bênção, também com gestos. Em solidariedade às crianças e aos jovens dos projetos apoiados pela OGA em 2013, nas cidades de Blumenau/SC e Ariquemes/RO, e apoiados por mulheres que doaram a massa e o chocolate granulado, preparamos brigadeiros e os vendemos, ao final do culto!
No culto, ainda, foram acolhid@s novos membros após três encontros preparatórios de Profissão de Fé!
Nossa alegria está na presença e no envolvimento de cada pessoa. Por isso cantamos: “Confirmando! Confirmanda! Comunidade, oh, oh! Que bom que você veio, oh, oh! Jesus quem te chamou, oh, oh! E você aceitou! Que bom, que bom, que bom, que bom, que bom!”.
Reunião grupo “criança”
No passado, uma das atividades mais marcantes da OGA era a “Kindersammlung”, a coleta infantil. Muitas pessoas em nossas comunidades ainda se lembram das figurinhas que “vendiam”, a partir do Culto Infantil e do Ensino Confirmatório, e, no final, recebiam um livrinho como prêmio. Era a forma de envolver, desde cedo, os membros de comunidade na arrecadação de recursos para os programas de ajuda da OGA. A coleta infantil não existe mais; hoje temos a Ação Confirmandos que substitui, em parte, essa atividade. Mas só atinge os jovens depois do culto infantil. Para as crianças a OGA praticamente não tem nada a oferecer.
Isso seguidamente vem sendo relembrado e cobrado. Por isso, o próximo seminário dos/as representantes sinodais, em julho, enfocará especificamente esse assunto. E para preparar esse tema, foi formada, em novembro do ano passado, uma equipe de reflexão formada por Denize Pinto, Maria Dirlane Witt, Odila Hennig Schwalm e Valéria Franz Bock. Junto com o Secretário Executivo o grupo já se reuniu diversas vezes e está pensando em materiais para o trabalho com crianças, respectivamente materiais para as crianças.
Consórcio Missionário
Há alguns anos existe uma caminhada conjunta, inicialmente entre OGA e OASE, posteriormente incluindo também a LELUT e a JE, com o objetivo de somar forças no apoio a iniciativas missionárias na IECLB. Por isso, no decorrer da caminhada, essa parceria entre esses organismos da IECLB recebeu o nome “consórcio missionário”. Junto com o respectivo setor na Secretaria Geral, se buscou um projeto que precisava de apoio e, durante vários anos, a Missão no Sul do Pará foi apoiada por esse consórcio. Depois, entre 2011-2013, o projeto que está sendo apoiado é a instalação do Pastorado em Tapejara/RS.
No dia 02.04 o grupo teve nova reunião para planejar a continuidade da caminhada para os próximos anos. Decidiu-se pela continuidade do apoio à agora Paróquia de Tapejara por mais três anos (2014-2016).
Casa da OGA
Além de ser a sede da OGA, a casa também abriga outros setores a serviço da Igreja: Associação de Mútuo Auxílio/AMA; as Coordenações de Liturgia e de Música. Como a Pandorga Formação desocupou a sala, que usara durante dois anos e as coordenações de Liturgia e de Música também deixam de ocupar esse espaço, haverá uma mudança interna: a AMA passa usar o andar térreo.
Notícias das Comunidades
Buritis, Paróquia Ariquemes/RO
A Comunidade Bom Pastor de Buritis - RO agradece muito pela doação recebida da OGA, pois com essa ajuda foi possível dar continuidade com a obra e finalizar a mesma.
Os membros desta comunidade em sua maioria são pequenos agricultores e assalariados. A comunidade se encontrava com dificuldades financeiras. A necessidade de construir uma nova Igreja se tornava cada vez mais uma realidade. Pois, o Templo antigo estava ficando pequeno por ser de madeira e apresentava desgastes. A doação da OGA e mais a contribuição dos membros da comunidade local, tanto em dinheiro como dedicação de tempo em forma de serviços em mutirões, promoções como rifas e almoços, e mais doações de outras comunidades e Paróquias, que conseguimos finalizar esta obra.
Hoje ao ver esse Templo Maravilhoso, todos nós nos sentimos agraciados por tantas Bênçãos recebidas e sabemos que é só pela Fé que temos em Jesus Cristo acompanhado pelas ações da comunidade local, a ajuda que recebemos de todos os irmãos e irmãs de outras comunidades, que o Novo Templo se tornou realidade.
Comunidade de Curitiba – Pilarzinho
A Comunidade Ascensão, da Paróquia Curitiba-Norte, com ajuda do GAW, concluiu a construção de sua igreja que tem como marca os diversos vitrais. Os mesmos foram confeccionados pela artista plástica Loire Nissen, com especialização em vidaria na Alemanha. Por causa dos vitrais, a igreja no Bairro Pilarzinho entra na rota turística de Curitiba.