Editorial
Mais um ano chega ao seu final. E como em todos os anos, melhor, como em cada novo dia, também ao longo de cada dia deste ano da graça de 2012 pudemos sentir a mão protetora de Deus, também em nosso trabalho aqui na OGA. Por isso, nessa última edição do “Atualidades” deste ano trazemos, no início, nossa mensagem de Natal como expressão de fé e de agradecimento pela condução de Deus ao longo deste ano.
Mensagem De Natal
No livro do Profeta Isaías, lemos o seguinte: Voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor! Endireitai no ermo vereda a nosso Deus! A glória do Senhor se manifestará, e toda a humanidade o verá, pois a boca do Senhor o disse. (Is 40.3 e 5)
Novamente estamos na época do Advento, tempo especial para abrir nossos olhos, nossas mentes, nossos corações, enfim, abrir todo o nosso ser para vermos a presença de Deus conosco. Seguidamente, Advento é entendido como espera. No entanto, Advento é a tradução da palavra grega “parusia”. E parusia significa chegada. Portanto, Advento não nos convida a esperar por algo que desconhecemos ou não sabemos como será ou quando virá. Mas o período de Advento nos convida a nos prepararmos para vermos, sentirmos, compartilharmos o Deus Conosco – Emanuel – já agora. E, ao mesmo tempo, – isso o termo parusia também expressa, porque é a palavra que designa a segunda vinda de Cristo – o Advento nos convida a permanecermos firmes nessa confiança: o amanhã também está em suas mãos, porque ele era, é e sempre será o Senhor sobre tudo e sobre todos.
Essa presença protetora e orientadora nós pudemos sentir também neste ano que está findando. De múltiplas formas, Deus se mostrou presente junto a nós: pelas orações de muitas pessoas em nossas comunidades, pela solidariedade concreta em forma de doações, pelas ofertas recolhidas nas comunidades, pela ajuda vinda de irmãos e irmãs no exterior. Mas cremos que também pudemos experimentar a presença de Deus conosco em nosso trabalho em favor das comunidades: nas decisões sobre projetos que tínhamos que tomar, nos encaminhamentos de ajudas recebidas, na escolha e envio de materiais da OGA.
Tudo isso é motivo de alegria de podermos estar a serviço da missão de Deus junto ao Seu povo. E ao mesmo tempo, é motivo de gratidão por todo apoio, ajuda e solidariedade que pudemos experimentar de todos os lados também neste ano. Por isso agradecemos a todas as pessoas e as saudamos com as palavras do hino:
“Rejubila, filha de Sião, regozija-te, Jerusalém! Vê o Rei da glória, vê o teu Senhor, vê o Rei da paz, da graça e do amor!”
Osmar Luiz Witt Martin Volkmann Elisabetha Kannenberg
Presidente Secretário Executivo Secretária
Reunião da Diretoria
A Diretoria teve sua quarta e última reunião do ano no dia 12.12. Ao lado dos assuntos de rotina – Ação Confirmandos, IECLB-Selos, etc - assunto principal da pauta foi a análise de projetos de apoio às comunidades em necessidades. Foram os seguintes projetos encaminhados e que irão receber ajuda:
a) comunidade de Pato Branco/Rio Paraná, reforma e ampliação da igreja;
b) Comunidade Martin Luther, Paróquia Atalanta, Centro-Sul-Catarinense, construção de sala multiuso;
c) Comunidade da Paz, Santa Rosa, Noroeste Riograndense, reforma do salão comunitário;
d) Paróquia Independência, reforma da casa pastoral, Noroeste Riograndense;
e) Comunidade São Tomé, Paróquia Independência, Noroeste Riograndense, reforma da igreja;
f) Comunidade Linha São João, Paróquia Sinimbu, Centro-Campanha-Sul, reforma do centro comunitário;
g) Comunidade Capão da Canoa, Rio dos Sinos, reforma do centro comunitário.
Para ser apoiado por IECLB-Selos em 2013, foi aprovado o projeto da Comunidade de Amambai/MS: aquisição de instrumentos musicais para o grupo de louvor.
Participação em Eventos
No dia 11 de novembro, a convite da Direção dos Asilos Pella Bethânia, nós da Secretaria da OGA participamos dos festejos dos 120 anos de existência daquela entidade, expondo os materiais da OGA. É uma das mais antigas, senão a mais antiga, entidade de acolhimento de pessoas idosas e/ou com deficiência. No passado, também era espaço para menores órfãos, abandonados, sem lar. Mesmo que hoje não se use mais tanto a expressão “asilo”, dando preferência para ancionato ou lar de idosos, o nome Asilo Pella Bethânia é uma “marca registrada” dentro da IECLB, no âmbito do RS, sendo efetivamente um lar para pessoas idosas. Isso se mostra, por exemplo, nas atividades desenvolvidas com essas pessoas e para o que um projeto do Asilo foi incluído no “Jahresprojekt 2013” da Frauenarbeit do GAW.
Nos dias 20 a 22 de novembro, o vice-presidente e o secretário executivo participaram do seminário “Justiça socioambiental e mudanças climáticas: desafios e compromissos”, na EST, coordenado pela Fundação Luterana de Diaconia. Este é o segundo seminário desta ordem que se realiza, motivado, entre outros aspectos, especialmente pelas catástrofes que atingiram a serra fluminense, o Vale do Itajaí e a região de São Lourenço, afetando também comunidades da IECLB naquelas regiões. Objetivo deste seminário foi: “refletir sobre o contexto de injustiças e de degradação ambiental e sua relação com a atuação em emergências – especialmente em gestão de risco, reabilitação e desenvolvimento – a fim de fortalecer boas práticas já em curso, bem como perceber e assumir desafios para a promoção da justiça socioambiental”. Junto com as demais entidades, como CAPA, COMIN e a própria FLD, a OGA é uma parceira nessa caminhada de atuação em emergências.
Notícias das Comunidades
Comunidade de Castro
A Ação Confirmandos 2012 aconteceu da seguinte forma:
a) Bolo e cuca: Os próprios confirmandos faziam o bolo e era oferecido na saída dos cultos - as pessoas espontaneamente faziam sua doação.
b) Bingo: Durante um almoço comunitário se organizou um bingo a partir do que as famílias produzem (conservas, verduras, etc)
c) Lixo reciclável: Venda de latinhas recolhidas durante as promoções da comunidade.
Solicitamos que escrevessem sobre a experiência e participação. Alguns escreveram:
MARIANE: No dia em que eu e o Elias oferecemos o brigadeiro na igreja nós ficamos muito felizes, quando ganhamos nossa primeira nota de dez reais. Graças a DEUS arrecadamos R$ 49,50 e ficamos muito alegres por conseguimos esse dinheiro para a igreja. Também ficamos felizes pelo contado com a comunidade.
EMILY: Foi uma boa ação, muito bonita e legal. Fiquei feliz ao saber que o dinheiro arrecadado foi para quem precisa e foi para o bem.
ELIAS: Foi bom, pois nós perdemos a vergonha da comunidade, e, além disso, arrecadamos um dinheiro para ajudar nosso próximo.
GUILHERME: Foi bom, pois não foi cansativo, e ainda ajudamos algumas pessoas.
EVELLYN VOSS DA CRUZ: Participar desse projeto uniu ainda mais nosso grupo, pois a cada culto promovíamos um lanche e todos colaboravam. Ficamos mais solidários e gratos pela oportunidade.
A gente sempre tem duas opções: participar ou não. Cientes da seriedade da causa, a motivação maior nos vinha do tema da Igreja Comunidade Jovem - Igreja Viva. Tenho a absoluta certeza de que a Ação Confirmandos deixou seu legado nestes jovens, como também deixou para a comunidade e nós - orientadora Sofia e pastor Alfredo. Registramos nossa gratidão a Deus pela oportunidade de podermos exercitar a aprendizagem da prática solidária em meio a uma realidade marcada pelo individualismo.
Paróquia de Ernestina
Confirmandos da Paróquia de Ernestina visitam a sede da OGA.
No último dia 29 de novembro os confirmandos da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina foram até a cidade de São Leopoldo/RS para conhecer a EST e também a sede nacional da OGA. Ali foram recepcionados pelo P. Martin Volkmann, o qual nos acolheu, nos saudou e passou então a nos contar a importância da OGA para as Comunidades da IECLB, como a OGA ajuda as comunidades e como agora também está ajudando a projetos sociais com a ajuda dos confirmandos. Também nos apresentou a estrutura da OGA e um pouco da história. Também nesta oportunidade, a turma de confirmandos de Ernestina entregou o valor arrecadado na campanha Ação Confirmandos 2012. Depois disso, todos assinamos o livro de visitas da OGA.
A Ação Confirmandos já vem sendo realizada há alguns anos em nossa paróquia, no entanto, era feita com doações de alimentos, os quais eram doados para pessoas necessitadas da própria paróquia. O principal objetivo da campanha, no entanto, é chegar mais longe, ultrapassar os murros das comunidades ou paróquias. E mais, a ajuda interna sempre tem sido atendida pela OASE, então acabávamos fazendo duas vezes a mesma coisa. Então, este ano, decidimos atender o chamado da OGA e realizamos a campanha em favor dos projetos acolhidos por ela. No entanto, decidimos também incentivar os jovens a de fato buscar doações e não vender rifas ou outras coisas... Assim, cada jovem recebeu uma lista para arrecadar doações, e com um grupo de 41 confirmandos, arrecadamos R$ 1.424,60, valor expressivo para nós que estamos recém iniciando. Agradecemos a Deus que nos deu forças para a campanha e também a bela oportunidade de conhecermos a sede da OGA.