“A vida só pode ser entendida olhando para trás, mas precisa ser vivida olhando para frente.” ( Sören Kierkegaard)
Esta é uma frase bem oportuna quando queremos escrever um pequeno histórico da Paróquia Evangélica de Nova Santa Rosa.
Olhar para trás, para o passado, entender o presente o olhar para o futuro. Esta é a trajetória de uma vida. Passado, presente e futuro fazem parte da vida da Paróquia Evangélica de Nova Santa Rosa, em seus 38 anos de existência.
Em 28 de dezembro de 1969, um grupo de cristãos, movidos pela fé, reuniram-se para criar a Paróquia Evangélica de Nova Santa Rosa. Para que isso fosse possível tiveram que desmembrar comunidades das Paróquias de Maripá e de Marechal C. Rondon. Como naquela época estas paróquias eram muito grandes, e atendidas por apenas um obreiro não conseguiam atender a contento às comunidades. Lideranças de várias comunidades após discutir e amadurecer a idéia de formar uma nova paróquia optou pela formação de uma nova paróquia menor para que os membros fossem melhor assistidos espiritualmente.
Na ocasião se fizeram presentes ao ato de fundação da nova paróquia, os membros do presbitério da paróquia de Maripá, o pastor Klaus Eherhardt e o pastor Hugo Eggers juntamente com as lideranças da nova paróquia.
Foi instalado como primeiro obreio da paróquia de Nova Santa Rosa o pastor Hugo Eggers. A primeira diretoria do Conselho Paroquial foi a seguinte: Presidente, sr. Evaldo Fenner; Vice-presidente, sr.Rudi Henrique Wendpap; Tesoureiro,sr. Neldor Grieb; Vice tesoureiro, Alfredo Wedmann; Secretário, Waldoir Dickel; Vice- secretário, Reinhardt Eldor Grün.
A recém-fundada paróquia contava com 412 membros(famílias), provindos das comunidades de Nova Santa Rosa, Novo Sarandi, Novo Três Passos, Planalto do Oeste e Vila Cristal. Com o passar dos anos foram agregadas as comunidades de Linha Chapecó, que manifestou o desejo de filiar-se à paróquia de Nova Santa Rosa, desmembrando-se da paróquia de Maripá, o mesmo acontecendo com as comunidades de Linha Brasil e Sete Rumos. Foi criado um ponto de pregação em Alto Alegre. Em 1970 foi incluída também a comunidade de Santa Rita do Oeste. Em 1970 a paróquia contava com 482 membros.
Em 19 de setembro de 1970 foi elaborado o primeiro Estatuto da Paróquia. Havia vários grupo de JE, OASE e Culto Infantil. Na comunidade de Nova Santa Rosa havia um grupo de 180 crianças. Todos os setores de trabalho das comunidades eram muito ativos e a freqüência aos Cultos, Estudos Bíblico e outros programas podia ser considerada muito boa.
O pastor Hugo Eggers atendeu as atividades desta paróquia durante 25 anos.
Em 20 de março de 1994 foi instalado o novo obreiro, Osmar Prochnow, para preencher a vaga deixada pelo pastor Hugo.
Iniciou-se uma nova fase na paróquia com mais programas voltados ao despertar espiritual dos membros, bem como a valorização e a busca dos diversos dons dos membros e a inclusão dos mesmos no serviço do Reino. Cogitou-se na época a possibilidade da criação de um segundo pastorado na paróquia o que não foi aprovado pelo Conselho Paroquial.Entrementes tivemos a experiência de contar com um estagiário, Cleo Martim e um formando cumprindo o seu Período Prático, Edison Hunsche. Foi uma experiência gratificante.
O pastor Osmar Prochnow permaneceu na paróquia até o início de ano de 2004. Com a saída do pastor Osmar, novamente voltou-se à questão da criação do segundo pastorado que foi aprovado pelo Conselho Paroquial. Disponibilizaram-se as vagas para , preferencialmente, um casal de obreiros. O casal Martim Bruno François e Ester Delene Wilke, preencheram o perfil e foram chamados para assumirem as vagas a partir de julho de 2004.
Mas como tudo em nossa vida está nas mãos de Deus, pois é Ele quem nos conduz, chegou o momento em que o pastor Martim pediu licença da função pastoral e novamente estávamos com uma vaga aberta que foi preenchida pelo pastor Milton Tribess a partir de fevereiro de 2006.
Somos uma paróquia abençoada, porque orientados por Jesus conseguimos superar nossas dificuldades e estamos vivendo um momento muito especial onde novas lideranças estão despertando, novos setores de trabalho surgindo, como a Legião, jovens despertando para o viver com Cristo. Crianças aprendendo a amar a Jesus através da sua Igreja. Idosos tendo seu espaço respeitado, enfim há lugar para todo aquele que quiser dedicar a sua vida e os seus dons a serviço do Senhor.