
Há mais de uma década, os Sínodos Norte Catarinense e da Amazônia são parceiros na missão. A parceria é ato de confiança nas iniciativas missionárias desenvolvidas e solidariedade com irmãos e irmãs da mesma Igreja.
Além do apoio financeiro, em diversas ocasiões já ocorreram visitas a Comunidades do Sínodo da Amazônia. Em 2022, estão previstos diálogos on-line para conhecer localidades em que novas comunidades luteranas têm surgido.
A maioria das Comunidades surgiu com migração de luteranos e luteranas capixabas a Rondônia, desde a década de 1960. Embora num ritmo mais lento, atualmente ocorre a migração interna na Amazônia para novos locais em fomento. Novas comunidades luteranas ali também vão se estabelecendo.
A Pastora Sinodal Vera Lúcia Engelhardt expressa sua gratidão pela parceria: “recebemos com gratidão e alegria a boa notícia de que nossa parceria na Missão aqui na Amazônia continua. Agradecemos as orações pela missão e a doação de recursos financeiros”.
O Sínodo da Amazônia, além de Rondônia, também abrange os Estados do Acre, Amazonas, Roraima e o noroeste de Mato Grosso. Em outubro de 2022, acontecerá o XXXIII Concílio da Igreja em Cacoal/RO. É a primeira vez que um Concílio da Igreja acontece nesse Sínodo.