A União Paroquial Grande Vitória comemorou 60 anos de presença luterana na Grande Vitória no dia 21 de outubro, na Comunidade Bom Pastor, Paróquia de Vila Velha. Além de celebração, a festa contou com galeria histórica, almoço e apresentações de concertina e de trombonistas.
História
A atuação da IECLB na atual Região Metropolitana da Grande Vitória teve início no ano de 1952, com a realização dos primeiros cultos em residências de famílias luteranas que haviam migrado anteriormente do interior para a cidade grande.
O fluxo migratório de pessoas do interior para a região metropolitana do estado do Espírito Santo, inclusive de luteranos, influenciou no crescimento da IECLB na Grande Vitória, até mais que a ação missionária em si. Ainda assim, é preciso reconhecer o esforço e o trabalho dedicado dos ministros e membros, que continuamente se dispuseram a edificar comunidades, procurando se aproximar daqueles que, vindos do interior, deparavam-se com uma realidade diferente na capital.
Assim, num movimento contínuo foram surgindo novas comunidades que, até o ano 2000, mantinham-se integradas a uma única paróquia. Após reflexão, que envolveu lideranças das oito comunidades já existentes, decidiu-se por uma descentralização administrativa, sendo constituídas as paróquias de Vitória, Vila Velha e Serra. Assim também, decidiu-se criar a União Paroquial da Grande Vitória, uma instância especialmente dedicada a articular o desafio missionário na cidade grande.
Em agosto de 2009, houve a desvinculação administrativa da Paróquia de Vitória, surgindo também a Paróquia de Cariacica. Atualmente, portanto, a Grande Vitória é formada por quatro paróquias, Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, que totalizam onze comunidades.