Igreja e Sociedade



ID: 2797

Somos Igreja Luterana na Cidade Olímpica

- a honra de termos a festa mundial em nossa porta

05/08/2016

Chegou!

A Olimpíada Rio 2016, após anos de expectativas e preparativos, está aí. Como cariocas vivemos um misto de euforia e decepção. A decepção faz parte da nossa índole insatisfeita e “protestante” diante de tantas coisas que continuam muito mal em nossa cidade. Não esquecemos das mazelas do povo que vive nas ruas e das pessoas que saem para as ruas a procura de ajudas na saúde pública e não a encontram. Já a euforia, esta pode ser legítima porque, afinal, coisas melhoraram tornando a cidade um pouco mais humana em alguns aspectos. Uma cidade que tem a coragem de sediar um encontro mundial onde 38 líderes mundiais assistirão a abertura das atividades olímpicas disputadas por mais de 11.000 atletas? Temos este orgulho e alegria, sim. Mas sempre temos a sensação de que corremos contra o tempo.

E assim é! Quando buscamos melhorias para a cidade ou para os relacionamentos humanos, sempre correremos contra o tempo. A presença luterana na cidade maravilhosa está chegando aos 190 anos. São anos de corrida contra o tempo na esperança de que o Evangelho suplante o que não é notícia boa. Nesse sentido somos atletas que ganham e perdem. Todos os atletas que estão aqui neste mês vieram com um único objetivo: correr contra o relógio, contra o placar, contra as medidas antes alcançadas, contra os limites. Assim vive a família olímpica. Assim vive a família luterana.

Esta é uma forma de pensar em relação à vida cristã. Os apóstolos dos tempos bíblicos estavam habituados às disputas olímpicas no contexto greco-romano em que viveram sua fé em Jesus Cristo. Por isso várias vezes a Bíblia faz analogia a cenas de disputas esportivas. Isto nos faz sentir em casa com o tema olímpico, mesmo que não tenhamos o preparo físico para disputar os primeiros lugares, ambição para bem poucos sobre a face da terra, como veremos no placar de medalhas nos meios de comunicação.

Qual é a nossa motivação?

 “Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.” (1 Coríntios 9.24)

As palavras de incentivo do apóstolo para a igreja cristã pedem empenho. Ele está dizendo que a Igreja de Cristo deve fazer de tudo para alcançar mais algumas pessoas para se tornarem parte daquele povo que vive o reino de Deus com todas as consequências. Continua: “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado”. (v.25-27). Parece que o apóstolo Paulo nos leva para dentro da Arena Olímpica na Barra ou em Deodoro. Nos convida para darmos o nosso melhor e nosso compromisso máximo para que os sinais do Reino se estabeleçam entre nós.

Há um porém: a vida cristã não é apenas para os mais bem preparados atletas da fé. É para todas as pessoas. O apóstolo explica que a misericórdia de Deus é atribuição Sua, exclusiva, e Deus a usa com quem quiser. “Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus”. (Romanos 9.16) 

Convidamos toda a família luterana neste vasto Brasil a se unir conosco em otimismo, em oração e em esperança. Somos uma igreja muito pequena neste lugar que recebe o foco mundial. Mas estamos orgulhosos por podermos receber todas as pessoas que vem nos visitar e estamos prontos a repartir o Evangelho da graça e fé com todas as pessoas. Nossa corrida olímpica acontece quando, a partir da fé, somos instrumentos de Deus para transformação e nova esperança para nossa cidade e nosso País. Então, estamos posicionados para a largada? Aos seus lugares... preparar...


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
REDE DE RECURSOS
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br