
Em setembro deste ano, a IECLB e a Igreja Evangélica Luterana na Baviera (ELKB) realizaram uma consulta que focou o tema (i)migração. A consulta foi noticiada no Portal da IECLB (Veja aqui: Consulta da IECLB e Igreja na Baviera) Uma das perguntas destacadas ao final dessa consulta foi esta: Terá a IECLB um coração para imigrantes?
Entrementes, sabemos que há sínodos e comunidades da IECLB envolvidos em ações de acolhida, apoio e acompanhamento a imigrantes. Temos consciência que a igreja não vai “resolver” a questão da imigração. Mas temos certeza que o testemunho da IECLB nesse âmbito já é e será crescentemente água boa que rega a semente da paz.
Nesta semana, dia 2.12, aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma Audiência Pública sobre o Projeto Lei 2516, de 2015, que institui a Lei de Migração (Veja em anexo). O Pastor Presidente da IECLB fora convidado para essa audiência. Impossibilitado de se fazer presente, o P. Presidente incumbiu para representa-lo a Pastora Romi Bencke, Pastora da IECLB, atualmente na função de Secretária Geral do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs.
E a Pa. Romi informa: “A mesa da audiência foi integrada exclusivamente por organizações religiosas: Mórmons, CNBB e IECLB ( Veja vídeo da audiência aqui). Da parte dos Mórmons, reivindicaram maior facilidade para a concessão de vistos para missionários/as. A CNBB reforçou o pedido de anistia para migrantes que estão em situação irregular no Brasil. De minha parte, anexo o texto apresentado. (Veja a íntegra do texto do pronunciamento aqui.)