A AVIDI surgiu no berço da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Em 1978 as Instituições de Longa Permanência (ILPIS), passaram a encontrar-se para trocar experiências, buscar formação e organizar-se coletivamente como entidades que prestam serviço de cuidado ao ser humano. De uns anos para cá ILPIS de outras confissões religiosas também participam da AVIDI para buscar apoio coletivo.
A partir da mudança da lei do Conselho Nacional de Assistência Social, em fins de 2010, as instituições filantrópicas precisam dar gratuidade de 60%. Essa é uma das grandes preocupações dos dirigentes das instituições presentes, que precisam manter a sua casa e, além disso, ainda precisam dar conta de todas as leis de controle sobre as instituições, como os da ANVISA, por exemplo.
Participantes da AVIDI não são contra as leis de controle, mas em contrapartida, pedem que haja mais apoio aos projetos àquelas que de fato querem melhorar sua qualidade de atendimento. Por isso, no final do simpósio foi aprovada a Moção a ser encaminhada à 3ª Conferência Nacional da Pessoa Idosa que ocorrerá nos dias 23 e 25 de novembro deste ano, em Brasília (DF). A Moção pede por mais clareza na legislação por parte dos setores que defendem as pessoas idosas e pessoas com deficiência, pede reconhecimento do trabalho das ILPIS e apoio das diversas esferas governamentais, inclusive financeiro, reivindica parceria com o estado nessa área e requer mais clareza quanto a certificação das entidades de assistência social.
Joni Roloff Schneider
Diretora Pella Bethânia
Taquari/RS