Ao longo de muitas décadas acontecem atividades comunitárias voltadas especificamente para homens. Num primeiro momento elas estiveram vinculadas ao processo de construção de um centro de formação teológica de caráter nacional. Grupos de homens envolveram-se em campanhas de arrecadação de recursos financeiros para alcançar esta meta.
Na atualidade as atividades têm uma nova agenda. Homens se encontram para conversar sobre a sua condição masculina. Procuram refletir sobre os novos papéis nas relações de gênero e cultivam uma espiritualidade que dá suporte para a vivência da fé no seu cotidiano. Organizam atividades de confraternização e se envolvem com a causa da missão da Igreja.
Muitos grupos comunitários se organizam em uma associação em nível nacional. Diversos sínodos também articulam encontros com um caráter regional. Há, no entanto, grupos independentes que em nível local procuram dar conta do desafio de operar uma mudança cultural no jeito de ser masculino na sociedade contemporânea.