A coordenação Sinodal da LELUT do Sínodo Norte Catarinense teve sua reunião de encerramento, em 27 de novembro, em Massaranduba/SC. Após a acolhida com um gostoso café, servido pelo Núcleo local, o Coordenador Sinodal da LELUT, Sr. Horst Bernd, saudou e agradeceu a presença de todos e desejou que a reunião possa ser frutífera. A meditação foi dirigida pelo Vice-Assessor Teológica, Pastor Renato Endlich.
Na sequência, o Pastor Orientador Teológico Sinodal da LELUT, Pastor Elpídio C. Hellwig, refletiu com os legionários acerca do novo Tema do Ano da Igreja para 2022: Amar a Deus e as pessoas. Destacou o lema bíblico: Não amemos de palavra nem de boca para fora, mas de fato e de verdade (1João 3.18). Mencionou a arte do cartaz, fazendo uma leitura dos diferentes elementos, bem como possíveis interpretações. Apontou para a centralidade do tema do ano que é o amor a Deus e às pessoas.
E, a partir do símbolo coração-mão, animou a todos para as diferentes práticas de amor a Deus e às pessoas. Podemos, pois, amar de fato e de verdade acolhendo, servindo, ensinando, pacificando, dialogando. Mas, ainda muitas outras ações de amor podemos criar, como formas de amar a Deus e as pessoas afirmou.
Ao final, o Pastor. Elpídio desafio aos legionários a confeccionar um coração entrelaçado, lembrando que somos chamados por Jesus Cristo a praticarmos este amor na promoção do bem-estar de todas as pessoas. E que o amor sempre acontece entrelaçado, nunca sozinho.
A partir desta reflexão, os legionários dos diversos núcleos presentes relataram como tem sido o trabalho da LELUT em cada comunidade. Percebeu-se que a pandemia trouxe bastante dificuldade para a atuação dos legionários a nível local. Ainda foram abordados assuntos da Coordenação Sinodal que apresentou o seu relatório e planejamento para 2022 e a situação das finanças. O legionário Marcio Manke, do Núcleo de Massaranduba, apresentou acerca do novo software que a Igreja está desenvolvendo para ser implantado pelas Paróquias, Sínodos e Igreja Nacional com vistas a uma administração integrada.
E, com muita disposição e com a esperança renovada, os legionários confraternizaram, afirmando: Não amemos de palavra nem de boca para fora, mas de fato e de verdade!