Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Valorizar o processo e o caminho percorrido individualmente

23/09/2013

Valorizar o processo e o caminho percorrido individualmente 

Pastor Itto Alberto Sträher. São Lourenço do Sul, setembro de 2013.

A chuva estava prestes a cair. Apressadamente o pai conduzia os cavalos para que a carroça fosse colocada sob o telhado do galpão para não molhar o feijão que havia colhido há pouco. Na entrada do galpão estava a filha de cinco anos brincando. Ele grita forte e manda sair da frente. Ela fez um sinal para que o pai parasse, mas a carroça só parou quando estava debaixo do telhado. A menina apavorada, triste e chorosa reclama ao pai por ter entrado desta maneira. O pai ralha e diz que ela não devia brincar ali. A menina diz o que lhe aflige: “É que os cavalos haviam atropelado tudo”. O Pai quis saber o que ela estava fazendo ali com aqueles pauzinhos, sabugos e folhas. – “Era a nossa família inteira”, disse a menina. “Eu estava brincando de família, agora muitos estão machucados”. O pai pediu desculpas e disse: “Então vamos ajudá-los”. E os dois, então, construíram um faz de conta para socorrer a família da brincadeira da menina.

O Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB nos Indicativos Metodológicos descreve:
“Cada pessoa é única e compreende o mundo ao seu redor a partir das suas experiências de vida. Na experiência educativa, os processos de aprendizagem são diversos, e o conhecimento é construído individualmente na interação com as outras pessoas, na pesquisa individual e coletiva, na exposição de um conteúdo. Cabe a quem ensina respeitar e valorizar o caminho percorrido por cada pessoa”. (PECC; p.26).

No dia a dia de nossa vida nós também experimentamos inúmeros fatos que nos dão um patamar de conhecimentos, sentimentos, sensações, reações que nos levam a interagir a partir delas e com elas, no contexto em que estamos. Afinal, não somos uma “uma folha de papel em branco”, mas somos pessoas portadoras de uma história. Assim, é muito importante que o educador ou a educadora considere a bagagem de vida de cada pessoa e os seus conhecimentos prévios. Quem experimenta, ou quem for o agente do fato é envolvido na caminhada que dali surge. No relato acima, apesar da interferência inicial do pai no contexto da menina, ele teve depois uma atitude de interação cuidadosa que promoveu a valorização e o respeito pelo conhecimento e a construção educativa da menina.

Nesse sentido, valorizar, respeitar, participar, interagir e construir junto constitui uma metodologia ensinada nos Evangelhos a partir das ações pedagógicas de nosso Senhor Jesus Cristo.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br