Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Testemunho Público

Palavr@ção 9

08/11/2013

PALAVR@ÇÃO on-line 9
TESTEMUNHO PÚBLICO

Expediente
PALAVRAÇÃO é uma publicação da IECLB – Secretaria de Formação
Postagem: Portal Luteranos – Novembro de 2013
Colaboração: Secretaria de Ação Comunitária e Conselho Nacional da Juventude Evangélica CONAJE
Projeto Gráfico: Artur Sanfelice Nunes
Revisão Ortográfica: Elza Maria Lopes Ferreira
Coordenação: P. Antonio Carlos Oliveira
Contato: secretariageral@ieclb.org.br


PALAVR@ÇÃO com uma cara nova e agora em formato digital. Este é um material destinado às pessoas que orientam os trabalhos com grupos de jovens na IECLB. Cada estudo dividido em duas partes: uma teórica (PALAVRA); outra prática (AÇÃO). Dessa forma, a metodologia conecta a reflexão sobre um assunto importante a sugestões para as atividades da juventude.

Palavra
Oferece uma reflexão a respeito do tema proposto. Dessa maneira, você terá acesso a um subsídio de auxílio na preparação do estudo desta temática.

Ação
Apresenta sugestões de dinâmicas e atividades para o estudo. Você pode adaptá-las e complementá-las para melhor atender à realidade e às necessidades do grupo de jovens.


PALAVRA

Juventude e Testemunho Público
Teólogo Marcelo Schneider

O que são políticas públicas?

Políticas públicas são as ações desencadeadas pelo Estado com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Funcionam como ações preventivas diante de situações de risco à sociedade, como, por exemplo, o desrespeito aos direitos fundamentais das pessoas.

A pertinência e efetividade destas políticas depende da capacidade de mobilização e participação da sociedade civil organizada. Respeita a diversidade e valoriza os mais afetados pelas injustiças.
Entre os principais agentes de desenvolvimento de políticas públicas estão os movimentos sociais. Há muitos jovens de igrejas participando destes espaços.

Os alvos da teologia bíblica trinitária são sempre o reino de Deus e a dignidade de cada pessoa. Por isso, quando os cristãos e as igrejas renunciam ao direito e ao dever da crítica, perdem a perspectiva do reino de Deus.

A ética social cristã, por sua vez, baseia-se no princípio da participação crítica na sociedade. Afirma a dignidade humana, a responsabilidade com a criação de Deus e reconhece que Deus também age fora dos limites visíveis da Igreja.

A constituição da IECLB aponta como uma das tarefas fundamentais desta igreja “promover a paz, a justiça e o amor na sociedade”. Em 1988, a presidência da IECLB emitiu uma carta pastoral sobre o tema “Igreja e Política”. Nela, o compromisso com os temas sociais aparece como elemento essencial:

O Engajamento político, empenho pelo bem comum, defesa da justiça é mandato de Deus é uma forma de servir às pessoas e ao próprio Criador. (....) A injustiça, a corrupção, a violência e a fome em nosso País desafiam a consciência cristã e necessariamente devem traduzir-se em ação a favor das vítimas de nossa sociedade (...). Como luteranos, estamos impedidos de separar a fé e a política.”

Ao longo de sua trajetória, temas importantes, como a ecologia e o compromisso prioritário com os pobres, foram trazidos à pauta da liderança da IECLB pelas mãos e vozes de seus jovens. Atualmente, jovens da IECLB estão envolvidos local e globalmente em iniciativas ecumênicas de incidência pública em torno de temas relevantes da atualidade, como a justiça climática e os direitos da juventude.

No entanto, novos tempos trazem consigo novas dinâmicas. É preciso estar atento à nova configuração da agenda de incidência cristã por direitos, que ainda passa, em grande parte, pela reflexão e trabalho dos grupos de jovens da igreja. Porém, hoje em dia, é praticamente imprescindível que a reflexão esteja engajada a inciativas ecumênicas.

Estes espaços já têm frentes de diálogo com governos e importantes organismos da sociedade civil. Mais do que isso, precisam e esperam maior engajamento por parte de jovens de igrejas. A mais expressiva frente de incidência de jovens cristãos hoje em dia é a Rede Ecumênica da Juventude (REJU). Através dela, a IECLB participa de iniciativas e espaço de expressivo impacto, como a Cúpula dos Povos na Rio+20 e a Secretaria Nacional de Juventude do governo federal.

Outros espaços relevantes de participação são a Federação Universal de Movimentos Estudantis Cristãos (FUMEC), os programas de justiça climática e cuidado com a criação do Conselho Mundial de Igrejas e o equivalente da Federação Luterana Mundial.

Com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), jovens da IECLB desenvolveram uma cartilha chamada “Criatitude”, que, além de apresentar dados e informações sobre situações de violência contra a Criação, propõe a adoção de atitudes sustentáveis. Pela proposta e abordagem interdisciplinar, pode ser utilizada como material pedagógico a ser trabalhado em escolas, grupos e outros momentos de formação e sensibilização.


Passando a Palavra

Vimos que os processos democráticos vigentes oferecem a possibilidade de engajamento em políticas públicas. A eclesiologia da IECLB não abre mão da participação dos seus membros na busca por soluções para realidades de injustiça no mundo e os seus jovens podem desempenhar um papel fundamental neste processo.

No entanto, também é preciso não só conhecer mais sobre o que acontece na sua cidade, no país e no mundo como também buscar estas informações nas mais diversas fontes - e não apenas nos grandes meios de comunicação. Lembre-se de que um fato é narrado de diferentes formas, a partir do interesse de cada grupo. Estar bem informado garante aos envolvidos uma participação de qualidade nos espaços de incidência.

Além disso, existe um mundo inteiro a ser melhorado e você pode fazer parte desta caminhada. As ações vão desde a procura de informação e interação nas redes sociais até a busca por aproximação de iniciativas ecumênicas vigentes. Há muitos espaços para incidir e engrossar as fileiras dos que lutam por justiça e direitos. Mãos à obra!

Bibliografia:
- Constituição da IECLB, inciso III do Artigo 3º.
- Igreja e Política. Carta Pastoral da Presidência da IECLB:, 1988.
- Criatitude Jovens pelo cuidado com a Criação. Cartilha do mês da Missão da Juventude Evangélica 2011, IECLB e FLD.


Saiba Mais:

Sites:
- Rede Ecumêmica da Juventude (REJU) - http://www.redeecumenicadajuventude.org.br/
- “Igreja e Política” Documento da IECLB. http://luteranos.com.br/conteudo/igreja-e-politica-1988
- Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
- Dicas de como fazer uma reportagem: http://www.ecoreporter.abae.pt/docs/apoio/DICAS_DE_COMO_FAZER_UMA_REPORTAGEM.pdf
- Termo de cessão de direito de uso da imagem: http://www.jurisway.org.br/v2/modelos1.asp?idmodelo=4005

Livros:
- Para entender princípio da igualdade. Autoria: Wilson Engelmann. Editora Sinodal.
- Fundamentos para Educação em Direitos Humanos. Organização: Marina Z. de Albuquerque, Solon Eduardo Annes Viola. Editora Sinodal.
- Ecumenismo e Cidadania - A trajetória da Coordenadoria Ecumênica de Serviço. Organização: Lucyvanda Moura. Editora Sinodal/CEBI.

Filme:
- A Verdade Camuflada (A Dark Truth) Ano: 2012; Gênero: Ação; Direção: Damian Lee; Elenco: Andy Gracia, Forest Whitaker, Eva Longoria; Classificação: 12 anos; Duração: 106 minutos.


AÇÃO
Teóloga Janaina Hübner

Proposta de encontro: Juventude e Testemunho Público

Material necessário: 1 Bíblia para cada integrante do grupo; 5 tiras de papel; Canetas hidrocor; Fita crepe; Revistas ou jornais; Instrumentos musicais; 1 Mapa do Brasil; 1 Cruz de cartolina - menor que o mapa para ser colada no centro dele; Cópias do Artigo 5º, Artigo 6º, Artigo 225, Artigo 227 da Constituição Federal.

Preparação do ambiente: Coloque no ambiente, de forma bem visível, uma grande imagem com o mapa do Brasil e uma cruz no meio.

Leituras bíblicas: Mateus 22.34-40 e Mateus 25.35-40
O primeiro texto aponta para o duplo mandamento do amor, onde Jesus deixa claro que toda a lei está abaixo destes mandamentos, ou seja, toda a vida deve estar ancorada neles.
No segundo texto, Jesus faz uma denúncia sobre o descaso frente a necessidades concretas das pessoas, que somente podem ser atendidas a partir do amor a Deus e às pessoas. Nisto estão baseadas a ética (pensamento) e a moral (ação) cristã. A partir delas, definimos nossas leis e lutamos para que sejam cumpridas.

Impulsos para meditação:
- Faça a leitura de Mateus 22.34-40 com o grupo. Identifiquem e escrevam na cruz, no centro do mapa, os dois maiores mandamentos de Deus. No braço vertical, o amor a Deus; no horizontal, o amor às pessoas.
- Cada um lê individualmente Mateus 25.35-40 e busca identificar quais as cinco necessidades concretas do ser humano apontadas pelo texto.
- Após alguns minutos, peça que o grupo fale sobre o que identificou. Depois escrevam, nas tiras de papel em branco, as necessidades concretas apontadas no texto e colem no mapa do Brasil.
- Reflita com o grupo sobre a seguinte questão: Qual a relação entre as necessidades humanas e o duplo mandamento do amor?


Dinâmica: Conhecendo direitos e deveres
1º passo: Divida os participantes em grupos e distribua para cada grupo um dos seguintes artigos da Constituição Federal: Artigo 5º, Artigo 6º, Artigo 225, Artigo 227. Peça que cada grupo escolha uma forma de representar o artigo. Como sugestão você pode propor: 1) um teatro de uma cena do cotidiano onde os direitos e deveres estão sendo desrespeitados; 2) a encenação de uma notícia no telejornal que informe sobre iniciativas da população em relação aos seus direitos e deveres; 3) um cartaz com fotos, imagens e frases que apresente e desenvolva o artigo em questão; 4) uma música composta pelo próprio grupo, segundo o estilo de sua região ou suas preferencias musicais.
2º passo: Antes de cada apresentação, cada grupo lê o artigo no qual se baseou.
3º passo: Em plenária, o grande grupo reflete sobre qual a relação entre os textos bíblicos e os artigos da Constituição Federal. Qual a relação entre ser cristão e ser cidadão?
Observação: Se o grupo tiver acesso a meios eletrônicos como câmeras, computadores e internet, você pode motivá-los a utilizar essas ferramentas para realizar a dinâmica. Posteriormente, essas apresentações podem ser postadas nas redes sociais.

Diálogo sobre testemunho público
Comente que o ano de 1988 foi um marco importante para a história da cidadania no Brasil. Este foi o ano de nossa última Constituição Federal, proclamada em 05 de outubro de 1988, pela Assembléia Nacional Constituinte. Neste ano, completa 25 anos. Neste mesmo ano, a IECLB divulgou uma carta sobre o tema “Igreja e Política”. Esse pronunciamento oficial da nossa igreja veio embalado por um forte sentimento de cidadania, justiça e liberdade diante da opressão da ditadura militar. Você também pode trazer alguns elementos apresentados na parte teórica deste estudo. Depois motive para o diálogo em grupo a partir das seguintes questões:
- Como vocês analisam a situação do nosso país nesse momento?
- Como estas situações atingem a nossa cidade e a vida de cada um e cada uma de nós?
- Como a juventude pode contribuir para melhorar o nosso país e a nossa sociedade?

Atividade Complementar: Fazendo notícia
A partir dos pontos trabalhados neste estudo, motive o grupo a elaborar uma reportagem sobre a questão dos direitos e deveres das pessoas em sua cidade ou localidade. Pode ser na forma de uma matéria para jornal ou um vídeo documentário. Para a elaboração vocês, podem seguir os seguintes passos:

- Escolham um tema para tratar na reportagem. Pode ser uma situação onde os direitos das pessoas estão sendo desrespeitados. Por exemplo: uma calçada ou uma rua intransitável. Pode também ser alguma iniciativa favorável ao cumprimento de deveres e direitos das pessoas, como no caso de um reflorestamento de encostas, rios e nascentes. Vocês podem dialogar sobre o que for mais interessante e pertinente à realidade do grupo.
- Reúnam informações a respeito desse tema: O que já saiu na mídia, informações da internet, quem já se ocupou com esta questão, quais as instituições que cuidam desse assunto;
- Façam uma lista de pessoas para entrevistar. Podem ser: especialistas, políticos, moradores, pessoas da comunidade. No nosso caso, seria importante também ter a opinião de pessoas jovens.
- Elaborem uma relação de perguntas sobre o assunto, três ou quatro no máximo. Durante a entrevista, fique atento às respostas, para, se possível, incluir novas perguntas relacionadas ao assunto tratado.
- Peçam que as pessoas entrevistadas assinem as autorizações de imagem, voz ou texto. Isso permite que a reportagem seja publicada em diversos meios de comunicação.
- Depois de finalizado, é muito importante apresentar o resultado do trabalho. Se for um vídeo, podem apresentá-lo a comunidade e postá-lo na internet. Se for um texto, vocês podem colocar no boletim ou no mural da comunidade, enviar para um jornal do sínodo ou da Igreja. Em ambos os casos, se possível, peçam que a paróquia divulgue no Portal Luteranos.

Observação: Se houver alguma pessoa na comunidade que tenha formação na área de comunicação, jornalismo ou que goste desse tipo de atividade convide-a para se envolver com esse projeto. Ela pode ajudar o grupo na realização desta reportagem.


 

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