Entre os dias 17 e 19 de agosto, na Comunidade Caminhos da Fé, em Cacoal/RO, no Sínodo da Amazônia, aconteceu mais uma edição do Seminário Comunidades Criativas 2018. O pastor sinodal Ervin Barg enalteceu a presença de cada liderança. Ele disse que foram chamados e chamadas para atuarem nas suas paróquias, comunidades e setores de trabalho. O pastor local Renan Schlemper alegrou-se com a realização de mais um seminário de formação cristã e com a participação das 65 pessoas vindas de diversas comunidades do Sínodo.
O Comunidades Criativas tem como proposta capacitar pessoas que trabalham com a educação cristã de crianças, adolescentes, jovens e pessoas adultas na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
A partir do tema “Bíblia e Educação Cristã”, a catequista Maria Dirlane Witt iniciou a explanação desafiando as pessoas participantes a refletirem sobre como a Bíblia entrou na vida de cada um e cada uma. Dirlane, por meio de imagens visuais, contou a história cronológica dos personagens da Bíblia e citou as bênçãos e as dificuldades que o povo de Deus passou ao longo da história. Ela explicou como os textos da Bíblia foram contados de geração em geração e como tudo foi escrito e arquivado.
O estudo do tema foi intercalado com duas oficinas quando o grupo foi dividido. ‘Recursos para narração de histórias’, ministrada pela professora e catequista Sônia Luísa Trapp Mees; e ‘Novas Mídias na Educação Cristã’, coordenada pelo jornalista Tobias Mathies.
Nos três dias, momentos de celebração complementaram a programação. No sábado à noite, uma reflexão com velas impulsionou as pessoas a continuarem servindo e sendo guiadas por Deus. No encerramento, as lideranças compartilharam os ensinamentos adquiridos durante o seminário e fizeram uma avaliação da proposta.