Salmo 138 (1-2, 6, 8)
O Salmo dessa semana é o 138 e vamos refletir a partir de alguns de seus versículos. Te acomoda aí, abra o teu coração e deixa Deus falar contigo. Vamos ouvir os versículos 1-2.
Leitura
“Por causa do teu amor e da tua fidelidade eu me ajoelho (...) e dou graças a ti” (v2)
Há muitos motivos pelos quais o salmista pode dar graças a Deus. Ele esteve sempre presente acudindo o povo em sua aflição, sendo fiel e amoroso. Deus promete a Abraão e Sara que estará com seu povo e cumpre o que prometeu.
Também nós temos motivos para agradecer, não é mesmo? Também em nossa vida Deus tem estado presente. Podemos senti-lo de diversas formas, seja no aquecer de nosso coração ao sermos acolhidas em momento de solidão, seja quando a gente está em apuros e aparece alguém para nos acudir. Há quem chame essas pessoas de anjos por serem a presença concreta de Deus em sua vida.
Vamos ouvir o versículo 6.
“pois grande é a tua gloria”. Deus é maior do que todas as autoridades que conhecemos e tanto maior é o seu poder e seu amor. Ele se interessa pelas pessoas humildes, pelas pequenas, por aquelas consideradas sem valor. Sim, Ele está atento a elas, às suas dores e aos seus sofrimentos.
Gente amada, Deus está com a menina que chegou à mídia nessa última semana.
Em seu corpinho de criança ela acolheu tanta dor.
Não bastasse a violência sofrida em seu próprio lar, a pequena ainda passou a conhecer a dor da opinião pública ao emitir juízo moral e religioso sem empatia, sem conhecimento, ou mesmo ignorando, as leis criadas para proteger quem está em situação de vulnerabilidade.
O seu corpinho de menina passou a carregar simbolicamente a dor de tantas outras crianças que, como ela, foram privadas da autonomia de seus corpos, da liberdade de crescer sem dor e sem medo.
Gente querida, são tantas histórias, são tantas dores silenciadas.
Não podemos nos calar enquanto as pessoas orgulhosas deste mundo impõem suas pretensas verdades.
Essa moral cheia de julgamento é uma das responsáveis por fazer com que crianças mantenham silêncio com medo de que ninguém acredite no que estão contando.
Deus, em Jesus, deixa claro que o seu desejo é por vida digna para TODAS as pessoas, especialmente as mais humildes. Para aquelas cheias de orgulho (v6) Jesus teve uma palavra dura.
Hipócritas! (v) Sepulcros caiados!
Jesus criticou seu legalismo em detrimento da vida das pessoas e de sua dignidade.
Jesus não só falou de amor, ele o viveu em tudo o que fez e ensinou e o fez de forma absoluta e definitiva.
Vamos ouvir o versículo 8.
Gente querida, a promessa de Deus se cumpriu definitivamente no Cristo. Aquele que se fez gente, andou entre mulheres e homens ensinando a quem tivesse ouvidos para ouvir. Segurando criancinhas no colo e garantindo que delas é o Reino dos Céus (texto na parede) Não nos esqueçamos: Deus cumpre as suas promessas, ele não abandona o trabalho começado. (v8)
Vamos nós dar testemunho do Evangelho que é amor e acolhimento, que é justiça e vida junto às mais pequenas deste chão. Sem julgamentos,
sem usar de mais violência com quem já sofreu tanto.
A promessa de Deus é clara: é o amor!
“O seu amor dura para sempre” , sim o seu amor dura para sempre.
Bênção
Que o Deus triuno de amor
Abençoe nossos olhos para que possam enxergar a dor das meninas e meninos que sofrem em silêncio.
Abençoe nossos ouvidos para que ouçam os gritos calados pedindo socorro.
Abençoe nossos lábios para que possam anunciar eternamente a Sua Justiça.
Abençoe nossas mãos para que amparem quem chora em desesperança.
Abençoe nossas vidas, para que teu Santo Espírito nos ensine que todas as vidas importam. Amém. (Pastora Beta Lieven)
Este foi o Salmo 138. Abençoado final de semana. Sextou com a Palavra