Lutero e as Crianças, com ênfase na Oração, foi o tema abordado, na parte da manhã, pelo P. Gleidson Ademir Fritsche, no Seminário Sinodal dos/as Orientadores/as do Culto Infnatil, do Sínodo Sul-Rio-Grandense. O Seminário aconteceu, no dia 09 de abril, na Comunidade São Lucas, Paróquia Trindade de Pelotas/RS.
O P. Gleidson, na sua abordagem inicial do tema, perguntou: Por que falar de Lutero? Sempre de novo temos que lembrar e também orientar as crianças nos preceitos que nos norteiam enquanto luteranos e luteranas. Deus nos salva pela graça, por meio da fé, e não por indulgências, méritos ou por medo. Toda a obra de Lutero é fruto de uma espiritualidade muito profunda. Podemos definir espiritualidade como a nossa relação com Deus. E Deus se comunica conosco através da sua palavra, que se fez gente em Jesus Cristo, do qual a Bíblia dá testemunho. Uma das formas que usamos para a comunicação com Deus é por meio da oração.
Foi lembrado a pequena canção que diz: Orar é falar com Deus. Orar é falar com Deus. Eu fecho meus olhos e digo assim, ó Deus toma conta de mim.
Fazendo uso do texto, que Lutero escreveu ao amigo Pedro Barbeiro, fomos lembrados que Lutero recomenda fazer da oração a primeira atividade da manhã e que se deve fugir de pensamentos como: espere um pouco; depois; primeiro vou fazer isso; etc.
Olhando para os textos bíblicos constatamos: “deve-se orar sem cessar” (Lc 11.9s) e “Bem aventurado aquele que medita de dia e de noite na lei do Senhor” (Sl 1). Portanto, não deixemos que as obras substituam a oração.
No período da tarde foi o momento das oficinas, onde cada participantes foi direcionado e participar de duas oficinas, dentre elas:
- Trabalhos manuais: com a Coordenadora Sinodal do Setor, Silma K. Behling e P. Ildomar Reinke;
- Contação de Histórias: com a Missionária Lucineia S. Thomas;
- Reciclagem: com a Catequista Sara Regina Hoppen;
- Brincadeiras e jogos: com Ervedo T. Kunde e Lúcia Maria Timm Maske.
O tema abordado faz parte do planejamento e das atividades previstas, pelo setor, para marcar os 500 anos da Reforma Luterana, no ano de 2017. Lembrando que, em 2015, o tema Lutero e as Crianças tinha seu enfoque na ação do Espírito Santo e no pai Lutero e na mãe Catarina. Para o próximo ano, o enfoque do tema principal, deve enfatizar os mandamentos.