Lideranças das mais diferentes atividades comunitárias do Sínodo Norte Catarinense estiveram reunidas para reflexão e capacitação. A Professora Doutora Marilze Rodrigues compartilhou um pouco de seus estudos sobre a Educação Cristã. Em março de 2019, ela se doutorou nessa área pela Faculdades EST.
A Professora Marilze falou acerca da aprendizagem integral na fé, aprendizagem significativa da fé e aprendizagem contínua na fé. Apontou que a aprendizagem na fé envolve cognição, afetividade e atitude. Além da razão, envolve o coração e ações práticas. “A formação contínua na fé capacita todas as pessoas da Igreja à vivência missional de seu sacerdócio cristão, ao longo da vida, aperfeiçoando o Corpo de Cristo – a Igreja”, disse.
Ao longo de toda vida, o Plano de Educação Cristã Contínua quer ajudar as pessoas a desenvolver suas qualidades biopsicossociais, morais, intelectuais, espirituais, a responsabilidade com a própria vida, cooperando para o bem de toda sociedade. Em atividades de grupo, foram partilhadas ideias acerca de seminários bíblico-pedagógicos a acontecer. Ficou definido um plano de ações da Educação Cristã no Sínodo Norte Catarinense para 2020.
O Pastor Sinodal Claudir Burmann na reflexão inicial apontou para a importância da fé e da esperança em meio às tragédias do mundo. A educação cristã tem tarefa especial para que a esperança por um novo céu e uma nova terra se mantenha. “A fé move em direção ao que não vemos”, afirmou.
O Seminário de Capacitação em Educação Cristã Contínua aconteceu no dia 24 de agosto, na Comunidade São Lucas, Paróquia de Rio Bonito, em Joinville. A Professora Marilze é a Coordenadora Sinodal de Educação Cristã Contínua, junto com a Professora Regina Piske Fertig, a Catequista Rosilene Schultz e o Pastor Cléo Martin.