Março: Tempo de motivar e instrumentalizar pessoas para um novo ano de trabalhos
Férias é o sonho que nos anima na época de fim de ano, mas, quando as férias terminam, então é tempo de animar e instrumentalizar pessoas que atendem ao chamado e que querem servir à seara do Senhor, para que possam realizar a sua tarefa com mais tranquilidade.
No dia 14 de março, aconteceu em Paraíso do Sul um seminário para pessoas que lidam com o Ensino Confirmatório, sejam leigos ou ministros/as. O seminário teve como pergunta orientadora: Sobre o que nós conversamos quando o assunto é Ensino Confirmatório? Foi um tempo precioso para poder partilhar das experiências não tão agradáveis que fazem parte da caminhada, MAS, também foi tempo de partilhar experiências animadoras que se tem vivenciado no trabalho com confirmandos.
A ênfase da motivação ao conversarmos sobre o Ensino Confirmatório, foi a de nos darmos conta de que o tempo que passamos com os confirmandos é um tempo precioso, É UMA OPORTUNIDADE para cativarmos jovens para a vida da comunidade. Temos consciência de que este trabalho não pode se restringir somente a um trabalhar com os jovens, mas temos que procurar construir espaços para envolver os pais, os presbíteros para que lutem por espaços dos jovens na vida da comunidade e também é importante motivar ministros/as a darem espaço aos jovens poderem participar ativamente das celebrações.
Além da reflexão sobre o Ensino Confirmatório, trabalhamos dinâmicas que podem ser usadas no trabalho com Jovens e também com os pais e que ajudam a fixar diferentes temáticas. Este trabalho de dinâmicas foi coordenado pelo sr Valdemar Schultz.
Obrigado à comunidade de Paraíso do Sul que tão carinhosamente nos acolheu neste dia.
Pastor sinodal Bruno Bublitz