No dia primeiro de setembro de 2018, aconteceu na Paróquia Apóstolo Tiago o Seminário Comunidades Criativas, organizado e oferecido pela Secretaria Geral da IECLB através da Coordenação de Educação Cristã da Secretaria de Ação Comunitária em parceria com o Sínodo Norte Catarinense através da Assessoria Teológica Catequética. Reunindo 81 lideranças do Sínodo Norte Catarinense com o objetivo de motivar e capacitar estas lideranças para atuar na sua comunidade em diversos grupos, o seminário ofereceu oficinas que foram assessoradas por pessoas especializadas nos temas propostos, tendo como base o tema: Bíblia e Educação Cristã.
A Pastora Sandra Helena Fanzlau trouxe para todo o grupo o tema Bíblia e Educação Cristã. O Jornalista Tobias Mathies trabalhou com um grupo de 30 pessoas a Oficina: Novas Mídias na Educação Cristã. Já a Catequista Juliana Ruaro Zachow ensinou a técnica da Mimica Contemporânea na oficina que reuniu 25 participantes. E a Professora Márcia Bach de Oliveira Lorentz trouxe a Oficina: Recursos para Narração de Histórias em que participaram 26 pessoas.
Nas oficinas fomos aprendendo e praticando cada técnica, e assim também pudemos mostrar nossas criações para as pessoas das outras oficinas. Todas as pessoas ficaram surpresas com a diversidade e criatividade com que se pode contar uma história, com objetos que usamos no dia-a-dia, sons, tecidos, ou com o próprio corpo através da mímica. E para fazer tudo chegar aos olhos e ouvidos de todas as pessoas foi ensinado várias técnicas para melhorar a comunicação dentro da igreja, comunidades, grupos e população em geral.
A Paróquia Apóstolo Tiago como anfitriã cuidou com todo carinho da recepção, desde a chegada com café da manhã, almoço e lanche, tudo preparado pelos membros das quatro comunidades da Paróquia (Amizade, João Pessoa, Três Rios do Norte e Santa Luzia). Que acolheram todos os visitantes com alegria.
O Seminário encerrou com o grande grupo agradecendo ao Bondoso Deus pela oportunidade do encontro, aprendizado e partilha. Pedindo a Ele que permita que cada um e cada uma, ali presente, voltasse para sua casa levando o conhecimento e a certeza de que saíram desse encontro mais fortalecidos e preparados para a vivência de todo o aprendizado em suas comunidades e em toda a Igreja.