Aconteceu neste último fim de semana, dias 25 e 26 de junho, no Lar Luterano Belém, em Campinas – Sínodo Sudeste, o Seminário Comunidades Criativas. Participaram 55 lideranças, entre orientadores e orientadoras do Culto Infantil e Ensino Confirmatório, líderes de grupos de jovens e representantes do presbitério. O encontro foi realizado em parceria entre o Sínodo e a Coordenação de Educação Cristã/Secretaria de Formação da IECLB
A Catequista Daniela Hack, da Coordenação de Educação Cristã, trabalhou o tema da Educação Cristã e sua importância no desenvolvimento humano e para uma vida comunitária criativa. Segundo ela, desde o nascimento a pessoa está num processo de aprendizagem e a Igreja tem importante papel no ensino de valores éticos, morais e cristãos.
Na sua passagem por este mundo, Jesus Cristo teve como principal missão ensinar as pessoas a viverem a sua fé em comunhão e amor de forma viva e criativa, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, digna e solidaria. Hoje as comunidades cristãs de confissão luterana tem essa missão e a cumprem através de seu jeito de ensinar a Palavra de Deus. Através da Educação Cristã continua, a Igreja quer dar um sentido pleno àquilo que o ser humano busca e precisa para a sua vida de fé.
Para trabalhar a parte pratica do processo educacional da fé, foi usada a metodologia de oficinas, onde os participantes e as participantes puderam experimentar e vivenciar o aprendizado a partir da Palavra e de seu contexto comunitário. Assim, foram realizadas três oficinas: Musica – com a Profª Sofia Dreher, de São Leopoldo; Artes – com a Profª Márcia Lorentz Bach de Oliveira, de Curitiba, e Teatro, com o Profº Marcelo Schneider, de São Leopoldo. Com o trabalho dessas oficinas o grupo pode ver e sentir o quanto a Educação Cristã pode ser viva e criativa, dando melodia, movimentos, formas e cores à Palavra de Deus ensinada e vivenciada em comunidade.
Com esse seminário vimos que somos sim Comunidades Vivas e Criativas, movidas pelo ensino da Palavra de Deus, que nos transforma, desde crianças, em pessoas cristãs educadas para viver a fé em Cristo Jesus na sociedade atual.
Texto: P. Wantuil Dettmann