Os encontros de formação promovidos pelos Núcleos do Sínodo Rio Paraná oferecem a oportunidade de comunhão, troca de experiências e vivências e o intercâmbio entre as Paróquias envolvidas. Com esta proposta foi realizado no sábado, dia 19 de março, mais um encontro do Seminário do Culto Infantil. O Encontro promovido pelo Núcleo Girassol reuniu 40 orientadoras/es, na Comunidade Evangélica de Nova Santa Rosa (PR).
A Orientadora Teológica do Núcleo e uma das organizadoras do evento, Pa. Adriana Kuhn Bush, explica que estes encontros de formação são de extrema importância, pois capacitam, oferecem novos subsídios, ideias e animam as pessoas que trabalham com o Culto Infantil. “Temos orientadoras que já estão há anos no trabalho com o culto infantil e outras que estão começando. Há muito trabalho bonito sendo feito nas comunidades e há também desafios, às vezes, em comum. Neste intercâmbio, podemos aprender umas com as outras e também se ajudar mutuamente”, ressalta a Orientadora Teológica.
O assessor do Seminário, Catequista e pedagogo Edir Spredemann, tem ampla formação na área da educação e compartilhou ensinamentos com as/os participantes a partir do Método Montessori, que tem como base a observação e auxilia no desenvolvimento das crianças. “O nosso tema foi: Pastorear e amar as crianças, como o compromisso de amar as pessoas para conhecer o amor de Deus. O que nos dispõem a conviver, ouvir e vivenciar uma significativa experiência de vida em comunidade com as crianças. Colocar a emoção, a criatividade e o brincar na roda do Culto Infantil”, relata o assessor.
“A imaginação não se torna grande, até que os seres humanos, se tiverem a coragem e a força, a usem para criar”. – Maria Montessori.