No último sábado, dia 31 de julho, aconteceu o Seminário on-line do Culto Infantil - Núcleo Mato Grosso do Sul, com o tema Como ser um (a) orientador (a) do Culto Infantil com excelência, trabalhado pelo Missionário Giovani Müller, da Comunidade de Ponta Porã (MS).
A formação descentralizada já era uma prática realizada no Sínodo para alcançar a participação de mais pessoas, antes da pandemia. O motivo são as grandes distâncias, que em muitos casos, impediam a participação das pessoas em eventos como este. Na modalidade on-line, a facilidade é ainda maior, pois até mesmo dentro dos Núcleos, como é o caso do Mato Grosso do Sul, as distâncias ainda são grandes. E a modalidade facilita a participação e, consequentemente, a formação das pessoas. Como aconteceu na formação, quando todas as Paróquias e Comunidades do Núcleo estavam representadas.
O palestrante Missionário Giovani Müller, da Comunidade de Ponta Porã (MS), explanou sobre o tema Como ser um (a) orientador (a) do Culto Infantil com excelência, a partir de cinco características fundamentais para a participação neste Departamento, são elas: Amar a Jesus; Pastoreio e Cuidado; Vocação (dons); Paixão pelo trabalho e Propósito. Elas dependem umas das outras para atingir o propósito relatado em Provérbios 22.6: Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele, ou seja, o propósito de ensinar para que no futuro eles (as) permaneçam no caminho.
Nos próximos meses, os outros núcleos também irão promover Seminários relacionados ao Culto Infantil.
Núcleo Mato Grosso do Sul
O Núcleo Mato Grosso do Sul é um dos quatro Núcleos do Sínodo Rio Paraná. Ele é formado pelas seguintes Paróquias e Comunidades: Paróquia de Amambai; Paróquia de Campo Grande; Paróquia de Dourados; Comunidade de Maracaju; Comunidade de Ponta Porã; Comunidade de Rio Brilhante; Comunidade de Sidrolândia e Comunidade de São Gabriel do Oeste.