Hoje, dia 15 de junho, começou o II Seminário Nacional de Multiplicação do Programa Missão Criança. Entre lideranças leigas, ministros e ministras, aproximadamente 35 pessoas reuniram-se em Porto Alegre.
Abrindo os trabalhos, a catequista Maria Dirlane deu as boas vindas, leu o texto de Deuteronômio 6.4-9 e sobre ele fez breve reflexão.
Ainda no início da manhã, houve um momento bastante significativo: em pequenos grupos e a partir de um objeto de valor afetivo, os participantes compartilharam a lembrança de infância inculcada em sua memória. Foi interessante perceber que, junto com experiências familiares, muitas dessas histórias passaram pela vivência cristã.
Neste clima de reviver e relembrar momentos importantes da nossa caminhada, a catequista Daniela Hack retomou o Programa Missão Criança, chamando a atenção para o fato de que “um longo trajeto requer um roteiro”. Sendo fruto de uma semente lançada no início da década de 90, assim é o Missão Criança, um programa com roteiro.
No período da tarde, o Diácono Dionata Rodrigues de Oliveira fez a palestra “Batizados e batizadas somos: visitação como gesto concreto de fé”.
Depois de um momento de integração, com uma pausa para o cafezinho, houve a partilha de três experiências exitosas do Missão Criança, em paróquias de Marechal Cândido Rondon (Sínodo Rio Paraná), Erechim (Sínodo Uruguai) e Santa Cruz do Sul (Sínodo Centro-Campanha-Sul).
Tendo sido abastecidos, durante o dia inteiro, de muito conteúdo e algumas práticas, os participantes, mais uma vez em grupos, refletiram sobre o Missão Criança, com ênfase para a visitação, ponto importante do programa.
As atividades continuarão após o jantar e serão retomadas na manhã de domingo.
Veja também: O Missão Criança continua em pauta...