As e os representantes dos dezoito sínodos da IECLB estivemos reunidos na Consulta Nacional de Educação Cristã Contínua, na cidade de Porto Alegre/RS, nos dias 26 a 28 de novembro de 2010.
Nesses dias, refletimos, dialogamos e afirmamos assuntos referentes à Educação Cristã Contínua a partir da moldura trazida pelas reflexões bíblicas de que o processo de ensino aprendizagem acontece entre o servir e o orar, como práticas do discipulado de Jesus Cristo.
Os impulsos trazidos pelo tema: Educação Cristã e estrutura da IECLB lembraram que, na estrutura da IECLB, as partes envolvidas (instâncias) vivem e convivem observando consensos construídos pelo todo. Isto significa que o planejamento das ações de Educação Cristã devem seguir as orientações do PECC, que foi aprovado no XXVI Concílio da Igreja em 2008, como instrumento orientador do eixo transversal Formação do PAMI.
O diálogo entre o PAMI e o PECC nos levou a reafirmar a necessidade de entender a Educação Cristã Contínua intimamente vinculada com a Missão, já que o objetivo do Plano de Educação Cristã Contínua – PECC visa a atingir o melhor cumprimento da Missão de Deus.
Os relatórios trazidos pelos representantes dos Sínodos mostraram que há uma grande riqueza e diversidade de recursos no âmbito da Educação Cristã. Ao mesmo tempo, assinalaram os esforços significativos para organizar e desenvolver ações educativas dentro da proposta teológica e pedagógica do Plano de Educação Cristã Contínua – PECC. Contudo, por se tratar de um processo diferenciado entre os Sínodos, ainda há muito a ser feito nos âmbitos sinodais.
Constatou-se que há um grande contingente de lideranças apaixonadas pela causa da educação na IECLB. Apesar disso, a renovação não é suficiente, provocando uma sobrecarga e uma perda do exercício do sacerdócio de todas as pessoas que creem. Esta situação aponta para a necessidade de intensificar a formação de novas lideranças.
A consulta apontou para a necessidade de um currículo básico que sirva de suporte, orientação, planejamento e avaliação das ações educativas desenvolvidas pelas instâncias da IECLB. Para tanto, o Grupo Coordenador de ECC fará os encaminhamentos para elaborar uma proposta de currículo e enviará para análise das instâncias sinodais no segundo semestre de 2011. Para apreciação e encaminhamento do currículo, propomos uma consulta em abril de 2012. Até lá, as instâncias se comprometem em estudar o PECC e orientar suas ações educativas por ele.
Constatamos que a Consulta foi importante para a caminhada da Educação Cristã Contínua, enquanto eixo transversal do PAMI. Por isso, motivamos para que a Sustentabilidade e a Comunicação também sejam colocadas como prioridade nas agendas da IECLB, com vistas à melhor viabilização do PAMI.
Fazemos votos de que, neste tempo de advento, a espera ativa, que celebra a encarnação de Deus em Jesus Cristo, fortaleça o nosso compromisso com a Educação Cristã Contínua em prol da Missão de Deus.
Irmanados e irmanadas no abraço de Deus,
Representantes da Consulta Nacional de Educação Cristã Contínua
Porto Alegre, 28 de novembro de 2010