O distanciamento social tem trazido desafios e oportunidades para a educação cristã e a vida em comunidade. Concepções e práticas educativas que, até então, eram vistas como projetos futuros, inclusive no meio escolar, tornaram-se possibilidades atuais: educação 4.0, ensino remoto, diferenças para a EaD, metodologias ativas, educação híbrida. O Ensino Confirmatório é um espaço privilegiado de reflexão e prática dessas questões.
• O que é indispensável que confirmandas e confirmandos aprendam e vivenciem?
• Como criar e fortalecer vínculos, seja no ambiente presencial ou no digital?
• Como mediar a aprendizagem para ela seja efetiva, afetiva, transformadora e despertadora da fé?
• O que priorizar na educação cristã comunitária?
Grupo de estudo e apoio para uso do Google Classroom e outras ferramentas G Suite for Education
Formado com o apoio do CONECC e de Pastores e Pastoras Sinodais, o grupo reúne, aproximadamente, 50 lideranças, ministros e ministras que atuam com o Ensino Confirmatório na IECLB. Fazem parte da metodologia de trabalho webencontros, grupo de mensagens e atividades práticas com diferentes ferramentas Google e outras tecnologias.
O Prof. Alex Reblim, da Associação Diacônica Luterana (ADL), assessora o trabalho técnico e pedagógico, em parceria com a Coordenação de Educação Cristã da Igreja. Para ele,
os objetivos da aprendizagem, cada vez mais, devem ser focados em ações ou comportamentos observáveis e mensuráveis. Assim, verbos como conhecer e compreender devem ceder lugar para outros, mais mensuráveis e concretos, como listar, descrever, explicar, discutir, produzir e vivenciar.
A expectativa é que, até o final de junho, o grupo conte com atividades virtuais criativas para vários encontros do material Compartilha. Elas estão sendo desenvolvidas em regime colaborativo e poderão ser utilizadas tanto agora, quando os encontros acontecem de forma remota, quanto no retorno gradativo das atividades presenciais.
Se você orienta um grupo de Ensino Confirmatório na IECLB e quer fazer parte deste projeto, manifeste seu interesse aqui: https://forms.gle/yEXSpL8mEMPxugxD9.