No dia 21 de junho de 2014, nas dependências da Sede Sinodal estiveram reunidos o Conselho de Formação e Diaconia do Sínodo Uruguai e os Pastores Werner Kiefer e Antonio Carlos Oliveira, integrantes do Grupo Coordenador da Educação Cristã Contínua da IECLB. O encontro é uma iniciativa do Grupo Coordenador em parceria com os Sínodos. A Pa. Neiva Maria Barg acolheu e saudou a todos e todas com a Palavra de Deus, Senhas Diárias, Salmo 71.17 e II Timóteo 3.14. Após apresentação das pessoas participantes, o P. Werner e P. Antonio falaram a respeito do Grupo Coordenador, uma equipe que tem como atribuição assessorar o Conselho da Igreja nos assuntos relacionados a ECC, coordenar a divulgação do PECC junto aos Sínodos, sendo elo entre os Sínodos, Secretaria Geral e Conselho da Igreja, Acompanhar os Sínodos através de relatórios anuais por eles enviados, identificar necessidades e lacunas na formação de lideranças, propor, planejar e coordenar seminários nacionais de ECC, Divulgar nas instituições que formam ministras e ministros na IECLB, as diretrizes da política institucional da IECLB e o PECC, estimular a partilha de recursos didáticos produzidos na IECLB.
Dando sequência ao diálogo as pessoas participantes do Conselho de Formação e Diaconia do Sínodo Uruguai destacaram ações que acontecem no Sínodo na área da Educação Cristã, citando o Curso de Teologia Popular (CTP) que está em sua décima edição. O CTP é um Curso organizado em 16 etapas durante um período de dois anos e conta com a parceria da Faculdades EST. O Curso destina-se aos membros de comunidade que já são lideranças, mas também visa pessoas que gostariam de contribuir mais em sua Comunidade. Refletiu-se a importância de não poder contar com as pessoas que fizeram o CTP só na ausência do ministro e da ministra, mas também encontrar espaços ao lado deles e delas. Sugeriu-se ainda a realização de encontros paroquiais com conteúdo teológicos e pedagógico com aquelas pessoas que já realizaram o CTP.
Para as crianças e com as crianças comentou-se que são promovidos anualmente seminários paroquiais e sinodais de orientadores e orientadoras do Culto Infantil. Além disso, há muito anos é elaborado o material, Palavra de Deus para Crianças, por uma equipe sinodal, formado por professoras, ministros e ministras e lideranças e a Cat. Maria Dirlane Witt. É um material em forma de fascículos com atividades. No momento está se trabalhando Parábolas de Jesus. Este material está disponível na página do Sínodo, no Portal Luteranos.
Visando o trabalho com confirmandos e confirmandas acontece um seminário anual oferecido pelo Sínodo para orientadoras e orientadores do Ensino Confirmatório. Neste ano com assessoria da Secretaria de Formação da IECLB foi repassado, estudado e refletido o material Compartilha. Destacou-se que além do material elaborado pela secretaria de Formação da IECLB, aprovado pelo Conselho Sinodal como sendo material de uso obrigatório no Ensino Confirmatório, usa-se o Guia Nossa Fé Nossa Vida, além de material elaborado pelas Paróquias.
Visando o trabalho com as pessoas jovens acontecem seminários de formação para lideranças, encontros esportivos e uma atividade anual, Acampamento Repartir Junto (ARJ) envolvendo o Sínodo Planalto Rio-Grandense, o Sínodo Noroeste Riograndense e o Sínodo Uruguai. Além disso, é elaborado um material em forma de livreto visando o público jovem e adulto. O último livreto versa sobre a história da reforma, com uma tiragem de quinze mil exemplares. Este material se mantém com ofertas sinodais, por isso distribuído gratuitamente. Além de encontros e seminários visando um público mais específico a Pa. Neiva falou sobre vários seminários promovidos pelo Sínodo Uruguai, nas mais diferentes áreas.
Após as colocações a respeito do que acontece como formação no Sínodo Uruguai, o P. Werner e P. Antonio apresentaram um power point a respeito do Plano de Educação cristã Contínua (PECC) destacando a preocupação de que haja uma continuidade na educação cristã, visando todas as idades e especialmente de que a educação/formação não pare após o Ensino Confirmatório. Sobre o PECC, comentou-se que é um ótimo material e que serve como instrumento de apoio no diagnóstico e planejamento das ações de ECC. O Conselho de Formação e Diaconia comprometeu-se em apropria-se melhor deste material e auxiliar os grupos no Sínodo. Além de retomar uma discussão de implementação de equipes nas paróquias que podem auxiliar na divulgação e promoção da formação na área do Sínodo. Os assessores partilharam ainda os materiais produzidos pela Secretaria Geral como: Amigo das Crianças, EBC 4, Compartilha, PALAVR@ÇÃO, Cartilha de Gênero, entre outros. Apresentaram ainda, através do Portal Luteranos os espaços para partilha de materiais ECC, na rede de recursos.
Considerações Finais: O Conselho de Formação e Diaconia comprometeu-se de refletir sobre este encontro e incluir as sugestões no Planejamento Estratégico Participativo do Sínodo Uruguai, no Conselho Sinodal previsto para o dia 16 de agosto de 2014. Refletiu-se ainda que o Sínodo Uruguai tem um histórico na questão formação e que conta cada vez mais vem contando com o apoio das Paróquias e Setores. Foi gratificante o encontro deste 21 de junho. Somos muito gratos por esta iniciativa do Grupo Coordenador da ECC, Secretaria Geral, uma vez que fortalece a formação na IECLB. O encontro encerrou com oração.
Participantes do encontro:
Ana Úrsula Hergenreder, Marlise Peiter, Arri Koch, Cleci Terezinha Koch, Pa. Neiva Maria Barg, P. Sinodal Ervin Barg, Irton Brandt (Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal), Neli Elwanger e os assessores P. Werner Kiefer e P. Antonio Carlos Oliveira.
Conselho de Formação e Diaconia – Sínodo Uruguai