Representantes de Núcleos de Comunidades do Sínodo Sudeste, coordenados pelo Pastor Vice-Sinodal Geraldo Graf reuniram-se, na sede do Sínodo em 30 de novembro, com representantes da equipe do Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PEC), Marilse Wischral Rodrigues(Jaraguá do Sul-SC) e o Pastor Antonio Carlos Oliveira (Secretaria de Formação da IECLB) - P. Adelcio Kronbauer, Núcleo Rio de Janeiro; Pa. Neusa Tetzner, Núcleo Campinas-SP; P. Carlos Alberto Radinz, Núcleo São Paulo, Catequista Rocilene Schutz, Núcleo Minas Gerais.
A proposta é implementar o Plano de Educação Cristã Contínua no Sínodo Sudeste. O caminho será longo, mas a tarefa não parte do zero. Todas as comunidades já realizam essa tarefa em seus contextos com as suas ferramentas e possibilidades. O Plano, no entanto, vem colaborar para construir uma interação entre as diversas comunidades e com o todo da IECLB. Visa publicar e disponibilizar materiais que colaborem com a educação cristã em nível local. e promover seminários de formação voltados para as pessoas e liderança diretamente envolvidas com a educação cristã em nível de sínodos e comunidades.
A educação cristã é um desafio para todas as comunidades. No Sínodo Sudeste da IECLB não é diferente. Ajudar os membros das comunidades a se apropriarem dos conteúdos de fé exige método, compromisso, dedicação e o desenvolvimento da pedagogia da comunhão.
As comunidades, na sua vivência de fé, através dos cultos, sacramentos, ofícios, estudos bíblicos, preparação para o batismo, encontros com noivos, grupos de Confirmandos e jovens, grupos de mulheres, atividades diaconais catequéticas e missionárias já exercem parte da tarefa de educar para a vivência comunitária e pública da fé, iniciada na família. A semente está novamente regada. Está previsto para 2014 atividades que atendam as necessidades da implementação da proposta.