Celebração de Natal
O Natal é uma data muito especial, pois comemoramos o nascimento de Jesus. Através da celebração que está a seguir, o Amigo quer animar você a celebrar esta data com muita alegria.
Para a celebração, cada pessoa precisa ter uma estrela. Uma dica: Confeccionar a estrela que está na quarta página deste número.
1. Canto
Escolha um canto de saudação conhecido pelo grupo.
2. Oração
Uma criança lê ou todas as pessoas lêem em conjunto a oração a seguir. Querido Deus, nós te agradecemos por podermos comemorar mais um Natal em conjunto. Ajuda-nos a entender e aceitar o maravilhoso presente que nos deste: a criança que nasceu em Belém. Fica conosco durante esta celebração. Em nome de Jesus. Amém.
3. Leitura bíblica
Leia a história da primeira página deste número: Entre anjos e animais.
O texto também pode ser lido na Bíblia. Ele se encontra em Lucas 2.8-20.
4. Reflexão Jesus nasceu muito pobre.
O seu primeiro lar foi um curral, lugar onde dormem os animais. Ninguém quis dar abrigo a José e Maria, quando eles chegaram em Belém.
Porém, o nascimento de Jesus naquela estrebaria foi algo muito importante. Os anjos, do céu anunciaram a boa nova aos pastores no campo e urna estrela brilhou sobre a estrebaria.
Assim foi o nascimento de Jesus: cercado de muita pobreza na terra, mas anunciado por anjos e estrelas no céu.
A estrela de Belém anunciou aos pastores que uma criança especial estava numa estrebaria. Então, eles seguiram a estrela, encontraram a criança e repetiram as palavras que os anjos cantaram: Paz na terra entre as pessoas, a quem Deus quer bem.
Jesus foi uma criança especial e nós também somos. Por isso, para celebrar este momento, a metade do grupo de crianças pega a sua estrela e vai até um canto da sala.
Quando todas estiverem lá, cada uma levanta a sua estrela.
A outra metade do grupo, ao ver os colegas com as estrelas levantadas, caminha em sua direção. Ao chegar, cada pessoa abraça uma outra pessoa, repetindo a frase dos anjos da seguinte maneira: Paz na terra pra você, a quem Deus quer muito bem.
Quem já foi abraçado abaixa a sua estrela e volta para o seu lugar. É importante que todas as crianças sejam abraçadas, por isso ninguém deve abaixar sua estrela antes de receber um abraço.
Depois que todas voltaram para o seu lugar, o outro grupo se desloca com a estrela e repete-se toda a dinâmica.
5. Canto
Edson Ponick