CELEBRAÇÃO DE NATAL - A CAMINHO DE BELÉM
A celebração acontecerá em forma de viagem por algumas cidades da época de Jesus. A primeira cidade será Nazaré, que fica do lado de fora do lugar onde será realizada a celebração (casa, escola, Igreja). Na porta de entrada encontraremos um pastor de ovelhas, mais adiante Jerusalém e perto do pinheiro estará Belém. Na viagem, serão distribuídos enfeites para árvores de Natal. Os enfeites serão preparados anteriormente e terão forma de anjos, ovelhas, estrelas e corações.
Acolhida: Como é bom podermos nos reunir neste dia tão especial e, em conjunto, relembrar e meditar sobre o Natal.
Canto: Bom é estarmos unidos (cancioneiro Oi, que prazer, n° 2 I)
Leitura bíblica: Isaias 60.1-2
Oração: Querido Deus, queremos te agradecer por amares tanto este mundo e nos enviares o teu único Filho, o Salvador. Ilumina-nos com teu espírito e preenche os nossos corações com ânimo e esperança. Amém.
Orientador/a: (Entra uma criança trazendo uma grande estrela que será a estrela-guia.)
A mensagem de Natal é como uma estrela brilhante, que ilumina as pessoas perto e longe. O galho do pinheiro é um sinal, que nos fala de confiança e esperança. Nós iremos a caminho de Belém. Relembraremos a antiga história que Mateus e Lucas contam. Preparem-se: Iremos seguir a luz da estrela.
Criança 1: Em nossa caminhada, Nazaré será nossa primeira parada. Quem vai junto? Quanto mais pessoas forem, mais significativo será. Vamos cantando a canção Nossa alegria (cancioneiro O povo canta, n° 81)
Criança 2: Lá está uma mulher na estrada! Talvez ela possa nos falar algo sobre Maria e José.
Mulher: Maria e José estão viajando por causa do recenseamento. Por ser José da família de Davi precisam ir para Belém. É uma ordem do imperador, que deve ser cumprida. Logo agora que Maria está grávida! Espero que corra tudo bem. Há pouco tempo atrás, Maria recebeu a visita de um anjo. Ele lhe disse que ela foi a escolhida por Deus. Que ela dará à luz um filho, a quem chamará pelo nome de Jesus. Ele será um Rei, o Filho do Altíssimo, Deus o Senhor. Maria mal pôde acreditar! Ela ficou muito feliz e cantou louvores a Deus. Eu também me alegro com Maria.
Criança 3: Vocês ouviram o que esta mulher nos contou? Seria maravilhoso se aparecesse um anjo para mim e pra você.
Jovem: Não precisa ser um anjo com asas O anjo pode aparecer de diversas maneiras. O anjo pode ser aquele que lhe dá a mão ou que mora perto de você. Pode ser aquele que o escuta quanto você chama. É alguém bem próximo de você. (Distribui-se os enfeites de anjos para os participantes.)
Criança 3: Nós querermos continuar a nossa caminhada até chegarmos em Belém e encontrarmos o Salvador, cantando Seu nome é Maravilhoso (hinário Hinos do Povo de Deus, n° 235).
Criança 4: Olhem um pastor do ovelhas! Ele está sozinho. Onde será que estão os outros?
Pastor: Os outros saíram. Eu não compreendi. Por isso, eu não fui junto. Nós estávamos dormindo e, do repente, acordamos com um clarão. O céu ficou claro e vimos um anjo que disse: Não se assustem! Eu trago uma notícia de grande alegria. Em Belém vocês vão encontrar uma criança enrolada em panos e deitada numa manjedoura. Depois, escutamos um lindo hino de louvor. Então, meus companheiros foram ao encontro da criança.
Criança 4: Jerusalém é a próxima cidade. Vamos juntos para a capital. Será que nesta cidade temos uma história para ouvir? Enquanto caminhamos, queremos cantar: Quero ir com os pastores (hinário Hinos do Povo de Deus, n°31). (Distribui-se os enfeites de ovelhas.)
Criança 5: Olhem, perto do palácio do rei vejo uma mulher. Ela deve saber de alguma coisa.
Mulher: Eu não sei de nada. Eu sou apenas uma simples empregada. Mas alguma coisa aconteceu! Três magos passaram por aqui procurando um novo rei que nasceu. O rei Herodes ficou furioso. Ele tem medo de perder o seu trono. Depois, vi aqueles homens seguirem uma estrela, em direção a Belém.
Criança 5: Então vamos continuar a nossa caminhada e em Belém ver a criança na manjedoura. Queremos caminhar, cantando: Ó vinde, crianças (cancioneiro Oi, que prazer, n° 74). (Enquanto isso, se entregam os enfeites das estrelas.)
Dona de casa: Algo assim Belém nunca viu! Tanta gente! Ninguém queria hospedar Maria e José. Até meu marido os mandou embora, mas depois ofereceu a nossa estrebaria para eles. E agora o bebê está lá. Ele deve ser muito importante. Dizem que o recém-nascido é o Rei dos Reis. E agora todos vocês? Que criança é esta? (Distribui-se os enfeites dos corações.)
Canto: Quando completou-se o tempo (cancioneiro Oi, que prazer, n° 70)
Orientador/a: Chegamos ao destino de nossa caminhada. Neste momento, quero dizer a vocês: Alegrem-se! Agradeçam! O acontecimento mais lindo do Natal é a chegada desse Rei, Justo e Salvador. De Belém nos vem uma maravilhosa lição de coragem e amor, que nos chama a viver o Natal a cada dia. A árvore de Natal é um sinal de esperança para cada um e cada uma de nós. Neste momento, queremos pendurar na árvore de Natal os enfeites antes distribuídos.
Bênção cantada: Deus te abençoe (cancioneiro Uma canção de esperança, n°69)
Simone Engel Voigt